Paella Espanha

Valência celebra o 1º Dia Mundial da Paella

Receita espanhola, que se espalhou pelo mundo, possui diferentes versões

Visitantes assistem à preparação da paella, na praça do Ajuntamento de Valência. Foto: EFE/Kai Försterling

A cidade de Valência, localizada no litoral leste da Espanha, celebrou nesta quinta-feira, pela primeira vez, o Dia Mundial da Paella, prato tradicional da culinária espanhola que ficou famoso no mundo todo, se tornou uma atração turística e projetou a cidade no cenário internacional.

Para abrir a celebração, representantes de Brasil, Argentina, Japão, China, Estados Unidos e países europeus cozinharam grandes quantidades de paella, enquanto era possível degustar diversos tipos de arroz com produtos característicos da região. Como não podia ser diferente, uma das estrelas foi a tradicional “paella valenciana”.

Apesar de ter chegado no pico da culinária mundial, a paella tem origem humilde e provoca um debate acalorado sobre qual a receita correta.

Os ingredientes básicos da paella originária de Valência são arroz, carnes de frango e de coelho, diferentes tipos de feijão, alho e tomate. Às vezes, podem ser acrescentados caracóis e alcachofras.

Contudo, também são chamadas de “paellas”, mas não valencianas, às receitas de arroz cozidos na panela larga e plana que caracteriza o prato, independentemente dos ingredientes que agreguem. Uma das variações mais famosas da receita é a “paella marinera”, em que são utilizados frutos do mar.

Cozinheiros adicionam o arroz à paella, durante a festa. Foto: EFE/Kai Försterling

A diversidade das “paellas” foi exaltada pelos cozinheiros da festa, numa iniciativa conjunta de instituições, entidades e profissionais dos ramos culinário e turístico, a fim de promover o prato como um ícone gastronômico mundial. Desse modo, ingredientes como pato, fígado, cogumelos, couve-flor, abóbora, camarão, lula, caranguejo e peixe acompanharam o arroz para produzir distintas versões da paella.

O governo regional de Valência apoiou o evento e convidou “a todo o mundo para fazer sua própria paella e celebrar a globalização de um prato de origem humilde, que se espalhou pelo mundo sem se esquecer de suas raízes e origem valenciana, mas se adaptando às preferências locais.

Marcados com: , , , ,
Publicado em Gastronomia

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags