URUGUAI

Uruguai quer fortalecer laços e manter fidelidade do turista brasileiro

Para a campanha turística de 2018-2019, a capital Montevidéu será sede de congressos esportivos, grandes espetáculos e inaugurará novos hotéis, o que deve despertar olhares do mundo para o Uruguai.

Vista de Montevideo, capital uruguaia. Arquivo/EFE

Com o desafio de fortalecer a “fidelidade” dos viajantes brasileiros, o Uruguai quer aproveitar as oportunidades geradas pela depreciação de moedas latinas diante do dólar para atrair o Brasil, que é segundo país em número de visitantes, com a aposta de reforçar sua oferta turística durante todos os períodos do ano, como afirmou nesta quinta-feira o vice-ministro de Turismo uruguaio, Benjamin Liberoff.

“O desafio é fortalecer a fidelidade do mercado brasileiro no Uruguai“, ressaltou Liberoff em entrevista a Efe durante a sua participação 46º ABAV Expo, maior feira de turismo de América Latina realizada em São Paulo.

O vice-ministro reconheceu que a “instabilidade” econômica e política dos países vizinhos afeta o turismo no Uruguai, mas confiou que após as eleições, o Brasil recupera sua “tranquilidade” e pode voltar a pensar nos destinos de férias, por exemplo.

Para ele, o Uruguai deve começar a ser visto como um roteiro “para todo o ano” e desmistificar que a melhor época de visita é no réveillon, período que o país mais recebe estrangeiros.

Além de brasileiros, o Uruguai recebe principalmente turistas da Argentina, que enfrenta uma crise cambial “mais dramática” e, por isso, deve reduzir as viagens, segundo avaliou Liberoff.

Para tentar driblar os problemas nos países vizinhos e captar visitantes, o Uruguai apostou em voltar a oferecer benefícios turísticos, entre eles a restituição do IVA para estrangeiros que paguem com cartão de crédito ou de débito.

A devolução será de 22% em serviços gastronômicos ou aluguel de carros, de 10,5% em aluguel de imóveis e sem IVA para a reserva de hotéis e começará a ser aplicada em 1º de outubro até o 30 de abril de 2019.

“O retorno dos benefícios é um produto da situação (econômica e política) de Argentina e do Brasil para que haja interesse em visitar o Uruguai”, destacou.

Liberoff informou que haverá descontos de 24% no valor da gasolina nas estações de fronteira e, com a ajuda dos comerciantes e empresas locais, os turistas poderão economizar até 35 % das compras feitas, o que o vice-ministro qualificou como “combo de competitividade” turística.

De acordo com dados divulgados pelo ministério, o Uruguai recebeu em 2005 cerca de 2,1 milhões de visitantes e agora recebe 4,2 milhões, um aumento significativo resultado de um plano de promoção turística.

Há 13 anos, os turistas movimentavam cerca de US$ 540 milhões de dólares no Uruguai e, atualmente, o valor chega a US$ 2,3 bilhões, o que demonstra o crescimento no impacto econômico e turístico.

“Hoje, há turismo em todo território nacional e não só na faixa litorânea”, disse Liberoff durante sua participação no evento, que termina nesta sexta-feira, onde destacou que o Uruguai promete atrair os brasileiros com uma rota de vinhos e queijos que ofereçam tranquilidade e boa gastronomia.

Uruguai deve gerar oferta (turística) para todo o ano e isso significa conhecer melhor os fatores que são importantes para os brasileiros viajarem”, acrescentou.

Em 2017, o Uruguai alcançou o recorde de 500 milhões de visitas procedentes do Brasil e apesar da situação política e econômica do país a taxa de 2018 será praticamente a mesma, o que o vice-ministro considera positivo.

Já para a campanha turística de 2018-2019, a capital Montevidéu será sede de congressos esportivos, grandes espetáculos e inaugurará novos hotéis, o que deve despertar olhares do mundo para o Uruguai.

Além disso, o país impulsionará o tango, o turismo náutico pelo rio o Uruguai e as visitas ao primeiro ecoparque, a dois quilômetros da cidade uruguaia de Trinidad.

Publicado em Destinos

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags