GAME XP

Rio atrai milhares de competidores e fãs para “jogos olímpicos” dos gamers

O público poderá conhecer e jogar novos games, como Assassin’s Creed: Odyssey, que será lançado somente no dia 5 de outubro para Xbox One e PlayStation 4.

EFE/Marcelo Sayão

Começou ontem no Parque Olímpico do Rio de Janeiro o “Game XP“, um gigantesco parque de diversões e de competições para os amantes dos jogos eletrônicos.

O considerado maior evento do universo dos gamers da América Latina e o maior Game Park do mundo reunirá até o domingo 100 mil competidores e fãs, que vão participar dos campeonatos oficiais disputados em uma tela de 1.500 metros quadrados, poder assistir a recriações em tamanho natural dos cenários dos jogos mais populares do planeta e acompanhar lançamentos das principais empresas do setor.

O evento, conhecido como os “jogos olímpicos” dos gamers, vai acontecer em três dos ginásios do Parque Olímpico e em parte de sua área externa, na qual foram instaladas atrações mecânicas como uma roda gigante e uma plataforma para escaladores até recriações de cenários de jogos clássicos como Crash Bandicoot e Clash Royale.

Os organizadores prometem agradar tanto competidores profissionais – incluindo os considerados como os melhores do mundo – e fãs de games, como pôde constatar a Agência Efe quando o Game XP abriu suas portas para que convidados especiais pudessem conhecer as atrações.

“Nunca tinha tentado jogar neste tipo de máquina, mas não só estou me divertindo como também demonstrando que tenho habilidades com os controles”, disse à Efe André Silva, um dos convidados para conhecer a feira antes de sua abertura oficial.

Entre os campeonatos que serão disputados na tela gigante, a maior de seu tipo no mundo, destaque para alguns jogos famosos como Mario Kart, Overwatch, Rainbow 6 e Counter Strike: Global Offensive (CS:GO).

O público também poderá conhecer e jogar novos games, como Assassin’s Creed: Odyssey, que será lançado somente no dia 5 de outubro para Xbox One e PlayStation 4.

 

EFE/Marcelo Sayão

Os amantes da dança também poderão conhecer e até cantar e movimentar o corpo em uma pista de 60 metros quadrados ao ritmo das canções da versão 2019 de Just Dance, que só será lançada mundialmente em 23 de outubro e que inclui músicas como “Work Work” de Britney Spears.

Como não podia faltar em um evento deste tipo, a Game XP contará com um concurso de cosplayers, como são conhecidas as pessoas que se vestem como seus personagens favoritos no universo dos gamers, e que já disputaram fases classificatórias antes de serem escolhidas para participar do evento.

Na Arena Olímpica 2, os grandes nomes do mercado mundial de games como Xbox, PlayStation, Lego e Ubisoft, terão estandes para apresentar suas novidades – entre as quais as versões mais atuais de Call of Duty: black ops, Assasins Creed, Injustice 2, God of War e Spider Man.

No mesmo pavilhão, os visitantes também poderão se aventurar em um labirinto que recria o cenário do famoso Pac Man.

Neste pavilhão será possível conhecer e experimentar pessoalmente as novas versões dos jogos, mas também ver as atrações do Art Street, uma área dedicada à exposição dos trabalhos de ilustradores e artistas vinculados à cultura pop.

No terceiro ginásio, a Arena Olímpica 3, foi montada a Inova Arena, um espaço para exibir “e discutir” tecnologias e inovações, que contará com atrações como simuladores de voo de aviões da Embraer e jogos de realidade virtual de última geração.

“Queremos apresentar e discutir assuntos do momento e do futuro. Teremos uma programação intensa com conferências e debates sobre tecnologias e inovações neste pavilhão”, explicou a diretora-geral do Game XP, Roberta Coelho, sobre as atividades da Inova Arena.

 

EFE/Marcelo Sayão

O Game XP, com entradas já esgotadas para três dos quatro dias, é organizado pelos mesmos produtores da Comic Com Experience (CCXP) e do Rock in Rio (RIR), que na edição do ano passado do festival no Rio já organizaram uma primeira versão do evento sem tantas atrações.

Apesar de no ano passado estar apenas disponível para os participantes do RIR, o espaço terminou recebendo 361 mil visitantes e levou os organizadores a apostar em um evento exclusivo de games.

Marcados com: ,
Publicado em Dicas