ARTE IMERSIVA

Obras de arte contemporânea disponíveis em um clique

O que é arte contemporânea? Um passeio com o Google Arts quer contar mais sobre a história deste movimento artístico em uma jornada imersiva

Fotografia de Cristina de Middel, "Jambo", da coleção do African Artists' Foundation/Divulgação Google Arts.

Google Arts & Culture há um tempo apresenta obras de arte contemporânea e suas grandes questões para entender o que é o movimento e tentar extrapolar suas fronteiras com trabalhos de artistas dos quatro cantos do mundo para contar essa história e a arte brasileira com um grande papel.

Em um editorial disponível no site com os grandes especialistas deste movimento artístico, o Google Arts traz uma experiência única para quem quer viajar sem sair da frente do computador. Se há dificuldades para sair de casa e conhecer novos locais, a imersão tem sido uma boa alternativa para se aventurar e aprender.

Por meio de uma jornada imersiva digital, é possível fazer tours no Street View pela última Bienal de São Paulo, ver a exposição “Quem tem medo de Teresinha Soares?”, do Masp, ou conhecer as instalações ao ar livre do Inhotim. Ao todo, são mais de 3.200 obras que revelam detalhes da arte contemporânea brasileira.

São mais de 500 obras capturadas pela Art Camera do Google para visualizar cada detalhe em ultra-resolução. Além disso, é a primeira vez que as obras do Instituto Tomie Ohtake estão disponíveis on-line. Também é possível conferir as obras do Centro Cultural Banco do Brasil nas cidades deSão PauloRio de JaneiroDistrito Federal e Belo Horizonte.

O projeto “O que é Arte Contemporânea?” teve início em outubro do ano passado, com museus como o Modern Art OxfordMoMA e Brooklyn Museum. Com um repositório de exposições on-line e conteúdos editoriais, também há a resposta para perguntas comuns sobre arte contemporânea, além de mostrar ícones e artistas e o que molda a arte hoje.

Todas as coleções são gratuitas e estão no endereço g.co/contemporaryart e no aplicativo do Google Arts & Culture para Android e iOS.

Entre as obras disponíveis estão:

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags