VIETNÃ

Mesa usada por Obama em bar vira ponto turístico no Vietnã

A visita de Obama ao Vietnã aconteceu em 2016 e gerou grandes expectativas no país, onde foi aclamado por milhares pessoas quase que como um ídolo.

EFE/ Luong Thai Linh

Entusiasmadas com o interesse de turistas e curiosos, as donas do bar Bun Cha Huong Lien, em Hanoi, transformaram em ponto turístico a mesa onde o ex-presidente Barack Obama e o chef de cozinha nova-iorquino Anthony Bourdain jantaram em 2016.

As proprietárias colocaram dentro de uma espécie de vitrine a mesa, os dois bancos de plástico azul nos quais se sentaram, os utensílios usados, uma jarrinha de molho e duas garrafas de cerveja iguais as que Obama e Bourdain consumiram. O jantar, que consistia num prato de macarrão com carne de porco, ficou para a posteridade em imagens feitas pelo canal “CNN”.

Desde que a imagem do então presidente com uma cerveja na mão durante a visita oficial ao Vietnã rodou o mundo, este pequeno bar, mais conhecido entre os moradores da região, se tornou lugar de peregrinação de curiosos e turistas, mais atraídos pela história do local do que pela gastronomia propriamente dita.

As donas não demoraram em criar um “menu especial Obama“: um prato de ‘bun cha’ (carne de porco, macarrão de arroz e molho de peixe), rolinhos vietnamitas fritos e uma Hanoi Beer, a cerveja local. Em entrevista ao canal vietnamita “Kenh 14”, Nguyen Thi Lien, uma das donas, disse que a ideia de expor a mesa dentro de um vidro não foi sua, mas de alguns clientes para que a visita de Obama fosse eternizada.

 

EFE/ Luong Thai Linh

“Achamos uma boa ideia. Além disso, como é só mesa e banquinhos lá dentro, não ocupa muito espaço e nem prejudica o negócio. Só queremos mostrar agradecimento pela visita. Não é uma estratégia de publicidade”, disse ela ao portal “Soha.vn”.

Como prova que a intenção não é a fama, Lien revelou que nos últimos dois anos já recebeu várias ofertas de colecionadores querendo adquirir os objetos em questão, mas ela sempre se nega a vender.

“Para a gente, Obama é homem bom e, apesar de várias pessoas terem entrando em contato, não podemos vender estes objetos“, contou.

Ela afirmou que o vidro foi instalado em fevereiro, mas não teve repercussão até que esta semana uma foto se espalhou pelas redes sociais.

Alguns internautas criticam. Outros defenderam e disseram que é uma maneira de continuar explorando a visita de Obama comercialmente.

Há quem, por outro lado, entenda a decisão como uma maneira de comemorar um momento histórico e questione por que demoraram quase dois anos para expor o “famoso” jantar.

O restaurante também foi decorado com várias fotos de Obama conversando com Bourdain e ao lado de alguns clientes que estavam no lugar no dia da visita do ex-presidente, que apareceu de surpresa. As imagens chegaram até Bourdain, que compartilhou a foto no próprio Instagram no último dia 12, com a legenda: “Não sei muito bem como me sinto sobre isso”.

A histórica visita de Obama ao Vietnã aconteceu em maio de 2016, no último ano do seu segundo mandato, e gerou grandes expectativas no país asiático, onde foi aclamado por milhares pessoas quase que como um ídolo.

Marcados com: , , ,
Publicado em Destinos

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

Tags