MERCADOS PÚBLICOS

Mercado do Porto, 150 anos de gastronomia e história uruguaia

O mercado histórico, atualmente, serve de espaço festivo aos moradores e de encontro com a cultura local aos turistas.

EFE/Sarah Yáñez-Richards

O Mercado do Porto, icônico edifício situado no coração da Cidade Velha de Montevidéu, celebrou este fim de semana o seu 150º aniversário com música, exibições e atividades culturais.

“É um edifício patrimonial”, explicou o prefeito da capital, Carlos Varela, quem detalhou que o lugar é histórico não só pela sua arquitetura construída sobre uma base de ferro, mas também pela cultura que contém.

“É um patrimônio imaterial, (…) é a música, o tango, o folclore, o candombe, o assado…”, acrescentou o político uruguaio.

Varela descreveu o mercado – agora repleto de restaurantes especializados em carne – como um “lugar icônico” que serve tanto como para ensinar a cultura uruguaia a um turista, como para que um morador festeje em família.

“Montevidéu nasce em função da proximidade com o porto, essa relação porto-cidade é muito potente, muito forte (…). Antigamente não era o que é hoje, era um mercado mais associado ao termo, hoje é algo mais turístico, mais ligado à gastronomia, ao desfrute, à família, aos souvenirs”, disse o prefeito.

O proprietário da “Chácara do porto”, Alberto González, que se criou jogando bola entre os corredores do mercado, afirmou que a evolução do edifício nestas últimas décadas foi “positiva”.

“Isto era uma estação de trens que ia a construir-se no Paraguai e ao final fico aqui e fizeram um mercado de verduras pela proximidade com o porto”, comentou o proprietário e explicou que essa é a razão pela que um enorme relógio de origem inglês coroa ao edifício.

A celebração do aniversário começou na última sexta-feira (14), no marco de “Museus Noturnos”, com diversos concertos noturnos.

No sábado (15), o mercado se transformou em uma espécie de cápsula do tempo, pois por fora se exibiam carruagens históricas.

A programação de aniversário segue no Mercado do Porto com diversas atividades para atrair moradores e turistas.

Marcados com: ,
Publicado em Cultura

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

Tags