GASTRONOMIA

Festival de La Tapa traz ao Brasil “delícias ibéricas” da Espanha

O festival acontecerá em restaurantes especializados em culinária espanhola nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba

EFE/ Marcelo Chello

Três capitais brasileiras receberão a partir desta quinta-feira e até o próximo dia 8 de julho o Festival de La Tapa, que reunirá o melhor da gastronomia espanhola para deleitar todos os amantes das “delícias ibéricas”, informaram seus organizadores.

O festival acontecerá em restaurantes especializados em culinária espanhola nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, com objeto de promover o Dia Mundial da Tapa, que neste ano será comemorado em 21 de junho.

Restaurantes e bares destas três cidades criarão menus especiais que serão servidos durante os 18 dias do festival, promovido pela empresa TagMe Food Solutions com o apoio do Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha no Brasil.

O embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Villalonga, destacou que as tapas são uma “representação universal da cultura espanhola” e fazem parte da vida cosmopolita.

“A tapa é uma forma de comer, que nasceu na Espanha, mas universalizou a cultura, a história e a gastronomia saudável, e é uma maneira de divulgar no Brasil e em outros países este estilo de vida”, disse o embaixador à Agência Efe.

Por sua vez, o diretor do Escritório de Turismo da Espanha no Brasil, Juan Antonio Ruiz, enfatizou a importância de levar mais turistas do mundo a conhecer a Espanha graças a eventos como o Dia Mundial da Tapa.

“As tapas são uma manifestação culinária da cultura espanhola; uma viagem aos sabores da Espanha”, comentou à Efe.

O Dia Mundial da Tapa é comemorado de maneira conjunta na Espanha e em outros 31 países para “mostrar ao mundo como a gastronomia é um elemento de crescimento econômico para Espanha”, que tem ainda uma “forte influência na cultura brasileira“, segundo um comunicado da organização.

O governo espanhol iniciou neste ano o trâmite para que a tradição cultural das tapas seja declarada como Manifestação Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial por considerar que é um dos elementos mais representativos da identidade cultural espanhola.

Marcados com: , , ,
Publicado em Gastronomia

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

Tags