INDONÉSIA

Cerca de 7 mil turistas foram evacuados de 3 ilhas indonésias após terremoto

Equipes de emergência seguem com os trabalhos de resgate entre as ruínas provocadas pelo terremoto de magnitude 6,9 graus ocorrido no domingo (5)

EFE/ Made Nagi

Cerca de 7 mil turistas foram evacuados do popular arquipélago das ilhas de Air, Meno e Trawangan, diante do litoral do noroeste de Lombok, perto do epicentro do forte terremoto que no domingo castigou a região.

O Ministro Coordenador de Política e Assuntos de Segurança, Wiranto, afirmou nesta terça-feira que os visitantes foram transferidos de barco a Lombok, onde muitos buscam veículos de transporte para partir para Bali ou Jacarta, informou a agência “Antara”.

Enquanto isso, as equipes de emergência seguem com os trabalhos de resgate entre as ruínas provocadas pelo terremoto de magnitude 6,9 graus que causou no domingo pelo menos 96 mortos na ilha de Lombok e outros dois na vizinha Bali.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que as equipes encontraram uma vítima com vida em uma mesquita que desabou no norte de Lombok, a zona mais afetada, com 72 falecidos.

Milhares de turistas, entre eles dezenas de espanhóis, aguardam nos corredores do aeroporto internacional de Mataram, onde muitos passaram noite, para embarcar em um dos aviões que saem de Lombok.

Faik Fahmi, diretor de Angkasa Pura, a empresa que administra o aeroporto, disse à Agência Efe que há cerca de mil pessoas pernoitando no aeroporto e que vai aumentar o tráfego para que possam sair para seus destinos, que incluem Bali e Jacarta.
Normalmente decolam e aterrissam cerca cem voos de Lombok, mas ontem muitos foram cancelados e outros atrasados.

“Vamos aumentar o número de voos”, disse Fahmi, que afirmou que estão repartindo comida, água e cobertores aos turistas.

O escritório local de Imigração afirmou em comunicado que sete estrangeiros – um dinamarquês, um americano, uma britânica, um francês, uma belga, uma tcheca e uma sul-coreana – ficaram feridos e tiveram que ser internados no hospital provincial.

A ilha de Lombok, dominada pelo vulcão Rinjani, fica localizada ao leste de Bali, principal destino turístico da Indonésia.

Marcados com: , ,
Publicado em Destinos

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

Tags