ARTE

Artista portuguesa Paula Rego faz exposição em Cascais

O assunto da exposição, os contos de fadas, é uma velha inspiração da artista, que começou a investigar o universo literário dos contos populares portugueses em 1974.

EFE/ Arquivo

A reconhecida artista portuguesa Paula Rego regressa aos contos de fadas, um dos assuntos que mais abordou na sua carreira, com uma exposição entra em cartaz hoje na cidade de Cascais cheia de obras famosas e algumas inéditas.

A exposição, chamada “Contos tradicionais e contos de fadas“, foi inaugurada nesta terça-feira na Casa das Histórias de Paula Rego e conta com quase uma centena de obras procedentes de museus portugueses e internacionais, coleções da artista, da sua família e particulares, segundo um comunicado da Câmara de Cascais.

Entre as peças da exposição, organizada pela Câmara de Cascais e a Fundação Dom Luís I, estão desenhos inéditos e inclusive um quadro criado há menos de um ano, demonstração da intensa atividade que Rego mantém aos seus 83 anos em Londres, onde vive há décadas.

O assunto da exposição, os contos de fadas, é uma velha inspiração da artista, que começou a investigar o universo literário dos contos populares portugueses em 1974.

Desde então, com o seu peculiar estilo feroz e cru, ilustrou “histórias violentas e cruéis” resgatadas das lendas e relatos orais lusos, mas também dos contos universais, nos quais reencontrou “lembranças de infância e do medo”, apontam no comunicado.

“São histórias que Paula Rego passou à tela e papel, explorando as temáticas dos encantos, o amor, a sedução e o terror“, sempre com um lugar destacado para as mulheres, cuja voz é “dominante desde o início dos contos de fadas, desfazendo modelos de sociedade”.

Assim, Rego percorre e reinventa de forma muito pessoal os célebres contos dos irmãos Grimm ou Hans Christian Andersen, a partir dos quais expõe à luz “os papéis atribuídos pela sociedade do seu tempo à mulher”.

“Contos tradicionais e contos de fadas” poderá ser visitada na Casa das Histórias de Paula Rego até o próximo dia 30 de setembro.

Marcados com: , , , ,
Publicado em Cultura

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags