FESTIVAL FARTURA

Após passar por capitais do país, Festival Fartura desembarca em Portugal

Estão confirmados para o Fartura Lisboa os nomes dos chefs Bel Coelho – que atualmente possui um projeto em São Paulo justamente com um menu português – e Ivan Prado, do Ceará.

  • Divulgação

 A plataforma Fartura – Comidas do Brasil segue seu calendário de 2018 através do Festival Fartura, que após passar por algumas capitais do país chegará a Portugal.

O evento gastronômico será realizado em Lisboa em novembro, ainda sem dias definidos. No mesmo mês, outras edições acontecerão em Fortaleza (dias 10 e 11) e Brasília (24 e 25), e em janeiro de 2019, será a vez de Belém.

Com a temática central “Comidas do Brasil – da origem ao prato”, o evento já passou neste ano por São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.

A plataforma expandiu suas fronteiras e foi atrás de suas origens, em Portugal. Por lá, acontecerá a segunda edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil Lisboa.

Portugal foi o primeiro destino do evento no exterior, em 2017, e agora, diferente do ano passado, a sede será um espaço nos mesmos moldes das edições nacionais, no complexo Time Out Lisboa.

Patrícia Tavares, coordenadora artística e internacional do projeto, afirmou em entrevista à Agência Efe que a influência portuguesa na cultura e na gastronomia do país foi o fator “motivador do contato com a antiga metrópole, para abrir uma relação de intercâmbio, para trocar experiências com o exterior e ver quais os pontos que unem os dois lados do continente”.

“Mostrar como é a gastronomia brasileira lá fora começou por Portugal, devido à identidade mais próxima com o Brasil, mas os planos são de levar o projeto para outros países, exibindo a diversidade da culinária de nossas diferentes regiões para o mundo”, acrescentou.

Luíza Ferracota, curadora do Fartura, disse à Efe que a ideia central de ir pra Portugal é estreitar os laços com as origens nacionais.

“Nossa intenção é descobrir em quais elementos o Brasil aproveitou da culinária portuguesa e incorporou na nossa cozinha, e vice-versa. O português só se adaptou no Brasil, na época do descobrimento, porque pôde contar com a sabedoria indígena, modos de preparo dos alimentos, ingredientes etc. É uma troca dos dois lados. Queremos aprofundar esse estudo, aproximar gastronomicamente os dois países”, disse Luíza.

“Vamos levar chefs representantes de todas as regiões do Brasil para se encontrarem com chefs portugueses, mostrando para o público um pouco da nossa cozinha e ingredientes. Queremos promover discussões para provocar iniciativas de trânsito de ingredientes e trocas de experiências e culturas”, explicou.

Estão confirmados para o Fartura Lisboa os nomes dos chefs Bel Coelho – que atualmente possui um projeto em São Paulo justamente com um menu português – e Ivan Prado, do Ceará.

Vale ressaltar que o Festival nasceu da Expedição Fartura – Comidas do Brasil, uma descoberta de histórias e da cultura gastronômica onde ela é preparada.

Na estrada desde 2012 – conhecendo receitas, histórias e cozinhas -, a expedição percorreu os 26 estados e o Distrito Federal, passando por 208 cidades.

A expedição é o primeiro passo da Plataforma Fartura, servindo como inspiração e colhendo todo o conteúdo para as receitas apresentadas em cada capital onde acontecem os festivais.


Marcados com: , , ,
Publicado em Gastronomia

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags