ARTE

Ai Weiwei traz para o Brasil sua maior exposição individual

“Weiwei é um destes raros artistas que têm um reconhecimento transnacional e ao mesmo tempo extrapola a arte e entra na cultura pop”, ressaltou o curador da exposição.

EFE/Fernando Bizerra Jr.

O artista e ativista chinês Ai Weiwei traz para o Brasil sua maior exposição individual, que abriu neste sábado (20) suas portas ao público em São Paulo e mostra pela primeira vez trabalhos realizados com artesãos brasileiros para abrir um novo capítulo da sua obra: a influência latino-americana.

A mostra “Raiz”, que estará aberta ao público até 20 de janeiro de 2019 no Parque Ibirapuera, pretende “revelar as raízes perdidas e evidências de culturas ameaçadas”.

 

EFE/Fernando Bizerra Jr.

Com trabalhos em cerâmica, madeira, papel e ferro, o artista chinês narra através das suas obras passagens trágicas da sua biografia, como sua detenção em 2011 após ser acusado de evasão fiscal.

Reconhecido mundialmente por sua luta contra a repressão e a violação dos direitos humanos, e seu interesse por assuntos políticos e sociais como a crise mundial dos refugiados, Weiwei usa elementos tradicionais chineses, como a pintura em porcelana, para representar estas questões.

 

EFE/Fernando Bizerra Jr.

“Weiwei é um destes raros artistas que têm um reconhecimento transnacional e ao mesmo tempo extrapola a arte e entra na cultura pop, onde as pessoas se relacionam por seu ativismo e sua ação nas redes sociais”, ressaltou Marcello Dantas, curador da exposição.

Dantas está em contato com o artista chinês desde 2010, quando surgiu a ideia da mostra, que classifica como um “olhar sobre bandeiras latentes”.

“Weiwei é um artista de conteúdo político forte e por isso não tem como não ser incluído na discussão política atual do Brasil, já que fala sobre liberdade de expressão, refugiados, direitos humanos”, disse Dantas.

 

Veja o vídeo da TVEFE Brasil:

 

Marcados com: , ,
Publicado em Cultura

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags