CONHEÇA

Viajante destaca o bom da Venezuela

O país tem uma variedade imensa de natureza

Mar do Caribe em Sucre, na Venezuela.

Com mais de 20 anos percorrendo a Venezuela, a viajante Valentina Quintero acaba de atualizar seu guia turístico do país, onde há “muitas coisas para visitar, embora neste momento o mundo só fale da crise econômica e política”.

“Uma de nossas maiores virtudes é a diversidade, como a paisagem muda. De San Juan de los Morros (no estado de Guárico, no centro do país) a Puerto Ayacucho (no Amazonas, sudeste), essa é uma das estradas mais belas de atravessar”, destacou Valentina, que relançou um guia sobre o país, 20 anos depois de sua primeira edição.

Nessa estrada, “em poucos quilômetros, se pode ir de um mundo a outro”, porque há savana, dunas e de repente “umas pedras negras e depois a floresta, absolutamente espessa, onde se levantam os tepuyes“, uma das formações rochosas mais antigas do mundo.

Valentina percorre cada cantinho da Venezuela desde 1994, quando realizou um programa transmitido no canal “RCTV”, e desde então publica livros e mantém um blog sobre o país, além de escrever colunas sobre turismo no jornal venezuelano “El Nacional”.

Tornar turismo um foco no país

Río Orinoco, desde Puerto Ayacucho

Río Orinoco, desde Puerto Ayacucho.

Consciente que o país atravessa uma etapa difícil, Valentina continua, apesar disso, apostando nas virtudes de sua terra e promove, junto com outro grupo de pessoas interessadas no turismo, um projeto “que quer tornar a Venezuela um destino turístico sustentável”.

“Queremos exercer pressão para que finalmente se tome a decisão de que a Venezuela deve viver do turismo e a oportunidade é agora”, ressaltou.

Apesar dos elogios às baixas taxas para empreendimentos turísticos, Valentina criticou o controle cambial, que prejudica o setor turístico, o não pagamento às companhias aéreas; os aeroportos fechados; e por não ter planos efetivos para lidar com a insegurança e o desabastecimento.

“Temos que nos preparar um pouco mais, sobretudo em segurança, nós temos uma infraestrutura grande, temos também muita gente divinamente bem preparada”, que poderia ajudar a fazer da Venezuela uma potência turística.

A Venezuela é um país do Caribe, tem a Amazônia, uma gastronomia variada, um dos melhores cacaus do mundo, características que a tornam tão atraente, disse a viajante.

Vale aproveitar os espaços da natureza venezuelana, porque há “um sistema de pousadas que é quente, que é amável, que é acolhedor, próximo da natureza, e temos uma gastronomia cada dia mais suculenta”, finalizou Valentina.

(foto) (vídeo)

Marcados com: , ,
Publicado em Destinos

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags