URUGUAI TURISMO

Uruguai quer atrair mais turistas brasileiros para o litoral

Algumas das principais características do chamado “Corredor de los Pájaros Pintados” são as águas termais, os complexos de piscinas, a pesca esportiva e os pontos históricos.

Pôr no sol no Rio Uruguai. EFE/ Arquivo

A ministra de Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian, apresentou nesta quarta-feira em Porto Alegre a nova proposta de turismo do país com uma ênfase na promoção do litoral oeste, conhecido como “Corredor de los Pájaros Pintados”.

“Convidamos os operadores turísticos para mostrar este novo produto que é pouco conhecido. Mostramos toda a diversidade que o Corredor de los Pájaros Pintados oferece hoje”, disse ela à Agência Efe.

O conjunto de regiões que integram este setor é formado por paisagens que margeiam o Rio Uruguai nos departamentos (províncias) de Artigas, Paysandú, Río Negro, Salto e Soriano. Algumas das principais características do local são, além das águas termais e dos seus respectivos complexos de piscinas, a pesca esportiva e os pontos históricos.

De acordo com a ministra, as operadoras brasileiras se mostraram interessadas porque faz com que as empresas tenham uma oferta nova e que “vem crescendo”.

“Existe o público-alvo de Punta del Este que, muitas vezes, tem grande poder aquisitivo, mas hoje temos em Montevidéu e no restante do país, inclusive em Colonia del Sacramento, um turista brasileiro médio que pode ser um potencial cliente”, acrescentou.

Outro aspecto que ela destacou em relação a nova proposta turística é a devolução do Imposto ao Valor Agregado (IVA) aos estrangeiros, que, em sua opinião, foi um “motor” nos últimos anos.

“Fundamentalmente, vamos transmitir a devolução do IVA em todas as compras turísticas feitas até abril do ano que vem e isso significou um motor e uma ferramenta de competitividade muito grande”, apontou.

Desde de 2012, a devolução do IVA está vigente para as despesas feitas em cartões de crédito ou débito no exterior em hotéis, serviços gastronômicos, locadoras de carro e organizadoras de eventos e festas.

Liliam disse que as cifras de 2017 indicam que quase meio milhão de brasileiros visitaram o Uruguai durante o ano e a expectativa é de que 2018 seja ainda melhor.

“A balança turística está melhor que nunca”, disse em relação ao dinheiro que entra através de turistas estrangeiros se comparado ao que sai em viagens de uruguaios ao exterior.

A excursão da ministra, depois de Porto Alegre, continuará no próximo domingo com o Dia de Uruguai na Feira Internacional de Turismo de Buenos Aires e no dia 30 com a apresentação da proposta na capital argentina.

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags