Uma viagem a Campo Grande, coração do pantanal

Conhecida como cidade morena pela cor da terra, típica do clima do cerrado brasilieiro, Campo Grande está localizada em um chapadão, conferindo uma vista horizontal da cidade.

Os passeios mais procurados são as rotas de trilhas que vão para o Pantanal e o passeio a Bonito, cidade a 300 km da capital, acrescentado de esportes radicais em áreas verdes. EFE/Andrés Cristaldo

Para os amantes do ecoturismo, a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande é destino ideal. Coração e primeira entrada para o Pantanal, a cidade é a maior do estado, concentrando uma população de pouco mais de 800 mil habitantes.

Campo Grande também é conhecida como cidade morena pela cor da terra, típica do clima do cerrado brasilieiro, localizada em um chapadão, conferindo uma vista horizontal da cidade. Com clima ameno, Campo Grande costuma oferecer muito calor e belos dias para curtir a paisagem cerrana.

Os passeios mais procurados são as rotas de trilhas que vão para o Pantanal e o passeio a Bonito, cidade a 300 km da capital, acrescentado de esportes radicais em áreas verdes.

Para os moradores de Campo Grande, dois atrativos são exclusivos da cidade: o pôr do sol e o passeio pelos parques de área verde. Entre eles está o Parque dos Poderes e o Parque Nacional. A cidade conta ainda com faixas para ciclistas que são aproveitadas principalmente nos fins de tarde.

Por ser uma região de fronteira com o Paraguai, o artesanto e a gastronomia têm grande influência latino-americana, além de ser ponto de partida para compras no país vizinho. Outra característica marcante é a presença indígena na região, não só territorialmente, nos artesanatos e na cultura, mas na gastronomia, como o tradicional arroz com píqui.

A cidade também oferece espaços de lazer com ciclovias pelo centro, o que é uma opção de passeios principalmente nos fins de semana. Além do Lago do Amor, bela paisagem e pôr do sol, que é acompanhado, como o prórpio nome sugere, por casais apaixonados.

Pontos Turísticos

O Lago do Amor é ponto de encontro nos fins de tarde em Campo Grande. O lago é atração por proporcionar uma bela vista do pôr do sol, ter pistas de caminhadas e pequeno parque para as crianças. É todo arborizado e fica próximo ao campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Além do Lago, alguns parques são referência na cidade. É o cado do Parque das Nações Índigenas, reserva ecológica onde se pode ver capivaras, jacarés e outros animais, pássaros típicos do Pantanal. Possui uma pequena ilha e um píer, point dos turistas, formado pelo Córrego Prosa. Ali fica o Monumento ao Índio e Museu de Arte Contemporânea, que têm muitos artesanatos típicos que marcam a história do surgimento de Campo Grande.

Outro parque que vale a visita é o Parque dos Poderes, chamado assim por concentrar os prédios públicos da cidade, o Palácio do Governo, a prefeitura, câmara municipal e fóruns. No parque também é possível apreciar espécies regionais preservadas em habitat natural. O acesso é feito através da Av. Afonso Pena.

A cidade é marcada pela presença de diferentes culturas, influenciadas principalmente pela presença de índios e de migrantes da fronteira, e por isso encontra-se peças de tapeçaria, artesanto sul matogrossense e cerâmica.

O clima quente de Campo Grande convida a fins de tarde e noites animadas pelos bares da região central. Um dos mais tradicionais, o Mercearia (R. Quinze de Novembro, 1064, 3384-9622) serve cerveja artesanal e exibe jogos de futebol.

O Café Mostarda (Av. Afonso Pena, 3952, 3001-9990) é ideal para paquerar e o Twist Bar (R. Antônio Maria Coelho, 3297, 3324-1144) para ir a dois. Em todos os lugares, predomina o sertanejo na trilha sonora – para dançar a noite toda, a Wood’s (Av. Afonso Pena) é o ponto mais badalado entre os jovens. Quem procura fugir do ritmo encontra rock no Lendas Pub (Av. Mato Grosso, 2090).

Deixe uma resposta

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

Tags