TURISMO MUNDIAL

Turismo mundial cresceu 4% em relação ao ano passado

Quanto às despesas de viagens, a China lidera o ranking, com uma alta superior a 10%, em lucro em destinos da região e do resto do mundo.

Foto: Javier Borrás.

O turismo mundial registrou no primeiro semestre deste ano 561 milhões de viajantes internacionais, 4% a mais que no mesmo período de 2015, o que se traduz em mais 21 milhões de turistas, divulgou a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Nas Américas

Nas Américas houve uma subida graças aos fortes movimentos emissores dos Estados Unidos, que beneficiaram vários destinos da região.

A América Central teve um crescimento de 7%; a América do Sul, de 6%, e tanto o Caribe como a América do Norte, de 4%.

Ásia e Pacífico

Nos seis primeiros meses, o crescimento se acelerou na Ásia e no Pacífico, com uma alta de 9% nas chegadas internacionais, impulsionada pela forte demanda intrarregional.

Europa

Na Europa, houve uma subida anualizada de 3%, com resultados diversos dependendo do país. No norte da Europa, na região Central e no leste europeu foram registrados 5% a mais de chegadas. Já o crescimento na parte ocidental e mediterrânea foi lento, com altas de 1% e de 2%, respectivamente.

África e Oriente Médio

Os dados sobre a África, comparativamente limitados, apontam para um aumento de 5% nas chegadas internacionais, com uma “vigorosa” recuperação da região subsaariana (12% mais), mas uma diminuição de 9% na porção norte do continente.

O Oriente Médio sofreu uma queda de 9%, segundo as estimativas, com diferentes resultados entre os destinos.

Gastos também cresceram

Quanto às despesas de viagens, a China lidera o ranking, com uma alta superior a 10%, em lucro em destinos da região e do resto do mundo.

Os turistas americanos, o segundo maior mercado do mundo, aumentaram as despesas em viagens em 8% até julho, graças à força do dólar, enquanto a Alemanha, em terceiro lugar, registrou um aumento de 4% também até julho.

Após os bons resultados da primeira metade de 2016, período em que costuma haver 46% das chegadas internacionais de todo o ano, as perspectivas para o segundo semestre são “positivas em geral”, destacou a OMC.

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

Tags