ESPORTES RADICAIS

A tirolesa mais comprida do mundo para “voar como um pássaro” nos Emirados

Esta atração estará situada na montanha Jais, o pico mais alto dos Emirados, com 1.934 metros, situado em Ras al Jaima, perto da fronteira norte com o Omã.

EFE

Voar como um pássaro e se sentir como um superherói, esta é a experiência que promete ser inaugurada em dezembro deste ano nos Emirados Árabes Unidos (EAU) com a tirolesa mais comprida do mundo graças a uma empresa da Costa Rica.

A tirolesa será “a primeira fase de um parque de diversões que contará com atrações únicaos no mundo “, disse a Efetur o empresário Jorge Jorge, diretor executivo para o emirado de Ras al Jaima da empresa costarriquenha Toro Verde, encarregada do projeto.

Até o momento, o detalhe de quanto medirá exatamente não foi revelado, mas Jorge assegurou ao Efetur que “superará por muito os 2,2 quilômetros”, longitude que atualmente tem ‘O Monstro’, a tirolesa mais comprida do mundo situada em Porto Rico e que é gerenciada pela mesma companhia.

Esta atração estará situada na montanha Jais, o pico mais alto dos Emirados, com 1.934 metros, situado em Ras al Jaima, perto da fronteira norte com o Omã.

O investimento para esta etapa inicial é de 2,5 milhões de dólares, capital 100% de Toro Verde, ainda que o projeto também conte com a sociedade da Autoridade de Ras al Jaima, que se encarrega de proporcionar o terreno nas suas montanhas.

Uma vez em funcionamento, se lançar ao vazio com apenas um cabo de distância do despenhadeiro será possível para pessoas de todas as idades, sempre que tenham um peso dentre 35 e 150 quilogramas e uma altura mínima de 1,20 metros.

A atração fará voar a quem desejar, de maneira “muito segura” a uma altura máxima de 500 metros e a velocidades de até 130 quilômetros por hora.

“Esta tirolesa proporcionará às pessoas uma experiência inigualável”, aponta o diretor executivo da Autoridade de Desenvolvimento Turístico de Ras al Jaima, Haizam Mattar.

“Quando estiver enganchado em posição horizontal vai se sentir como um superherói e vai planar como se fosse um pássaro; é o mais próximo que se pode chegar para experimentar o que é voar”, afirma Mattar.

Finalizada a vertiginosa descida, os aventureiros aterrissarão em uma plataforma suspensa no ar desde onde prosseguirão através de um segundo cabo a sua viagem de retorno a terra firme.

Na primeira fase de operações, “a tirolesa terá capacidade para 250 pessoas ao dia, ou seja, 100.000 em um ano, o que significa que temos uma atração sem precedentes no mundo e muito menos nesta região “, segue Mattar.

O projeto conta com um estacionamento, transferência ao complexo em helicóptero – se assim se contrata – e um centro de boas-vindas que inclui cafeteria, restaurante, bilheteiras, armazenamento de equipes e escritórios.

A construção e manutenção da tirolesa de Ras al Jaima, que romperá uma nova marca no livro do Guiness, estará baseada no ecoturismo “e terá um impacto mínimo no meio ambiente”, ressalta o diretor técnico e de operações de Toro Verde para o emirado, Ricardo Lizano.

O executivo declarou que este aspecto é “muito importante para Toro Verde”, porque eles também produzirão a sua própria eletricidade.

O sol e os materiais de tela fotovoltaica permitirão a geração de energia limpa e que os visitantes possam desfrutar da experiência natural da paisagem do emirado em um complexo que utilizará iluminação LED.

Além disso, tanto o desenho da tirolesa como a sua estrutura estão pensados para que tenham um “impacto positivo no meio ambiente”, acrescenta Lizano, quem indica que sempre que possível, vão “utilizar materiais locais”, assim como fazem em todos os países onde trabalham.

E ainda que a cadeia montanhosa de Ras al Jaima não tenha nada a ver com as de Porto Rico, Jorge assegura que “a paisagem rochosa e bela de Yebel Jais oferece um pano de fundo pitoresco que será uma experiência única para as pessoas de todo o mundo”.

A nova tirolesa se torna então o projeto de lazer e turismo mais ambicioso de Ras al Jaima após a denominada Ilha do Real Madrid, uma iniciativa que não teve sequência por falta de capital.

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags