CIDADES CHARMOSAS

San José Del Cabo, paraíso mexicano em ascensão

O charme do local é a pequenez e a possibilidade de avistar, próximo ao mar, uma longa lagoa de água doce rodeada por restaurantes, charmosos hotéis, boutiques, galerias de arte, joalherias, artesanato local.

Com belas praias e agitada cena cultural, o destino mexicano San José Del Cabo, na Baja California, encabeça a lista “Top Destinos em Ascensão” do TripAdvisor, uma das maiores plataformas de dicas e avaliações de viajantes do mundo.

A cidade é um cartão postal de arquitetura colonial espanhola datada do século 18. São aproximadamente dois quilômetros de praia, com uma série de pequenos morros que agregam beleza à paisagem local.

Parece pouco, mas o charme do local é a pequenez e a possibilidade de avistar, próximo ao mar, uma longa lagoa de água doce rodeada por restaurantes, charmosos hotéis, boutiques, galerias de arte, joalherias, artesanato local.

O município está na cabeceira de Los Cabos, o destino tem aparência de um autêntico povoado mexicano, mantendo ruas de pedra e boa arborização ao redor dos antigos e preservados edifícios coloniais que se transformaram no comércio local.

Passeios turísticos

Quem gosta de história e passeios culturais pode fazer a Ruta de las Misiones, que permite voltar ao passado na época em que jesuítas estabeleceram missões para a catequização dos habitantes locais em Los Cabos e em toda a região da Baja California.

O centro histórico de San José del Cabo é o ponto de partida. Erguido em 1730, eles preservam até hoje a charmosa praça, o casario e a igreja original, ainda em funcionamento. Quem quiser se aprofundar nesse passeio pela história, pode seguir viagem e conhecer os resquícios de outras missões nas cidades de La Paz, Loreto, San Ignacio e Todos Santos, os outros pontos da ruta.

Em San José também vale passear pelas ruas estreitas em torno da praça principal e descobrir as galerias locais. De novembro a junho, a tarefa torna-se ainda mais fácil, porque todas as quintas-feiras, os artistas mantêm as portas de seus ateliês abertas até as 21h e as vielas são tomadas por um clima festivo, com música ao vivo, mesinhas ao ar livre e um agradável burburinho. Nestes espaços é possível conhecer o artesanato produzido na região, como as peças de âmbar e os trabalhos pela comunidade indígena huichol.

Vida Noturna

San José não tem uma vida noturna agitada. A cidadela é pacata e ideal para relaxar e entrar em contato com vida natural e colonial, mas a 30 quilômetros está Cabo San Lucas e sua diversidade de bares e baladas, lojas, passeios aquáticos e infraestrutura hoteleira. Os turistas podem se deslocar com transfers até San Lucas, de onde partem muitas das embarcações para os principais pontos de mergulho.

Cartão Postal

Nesse trajeto entre uma coisa e outra está o que chamamos de Corredor Turístico, com outra gama de excelente oferta hoteleira e restaurantes cinco estrelas. A surpresa da região fica por conta do Mar do Cortés, intitulado como “o grande aquário do mundo” pelo célebre biólogo Jacques Cousteau, devido a variedade de vida marinha existente no local. Praias selvagens emolduradas por formações rochosas, paisagens desérticas com cactos centenários são as atrações.


Não deixe de visitar a Playa del Amor. Acessível apenas pelo mar, ela está entre o Pacífico e o Mar de Cortés. É parada estratégica para ver – e fazer uma selfie, claro – a formação rochosa vazada El Arco, esculpida naturalmente e principal cartão-postal da região. No trajeto, prepare-se para registrar os leões marinhos e focas dando show de mergulhos e se exibindo nas rochas.

 

Ecoturismo

Fãs de ecoturismo têm dois grandes desafios em Los Cabos: escolher entre as praias mais tranquilas do Mar de Cortés ou as do bravio Pacífico? Cânions rochosos ou as paisagens desérticas de contornos surreais? Escolhido o destino, a segunda tarefa é eleger como chegar lá.

Os adeptos do trekking podem desbravar as sendas do Cañon de la Zorra e suas imponentes falésias em cênicas caminhadas. Mas se a intenção é entrar no clima do deserto à la Lawrence das Arábias, que tal percorrer as veredas do oásis El Tule sobre um camelo? Sim, a exótica opção é um dos passeios mais famosos de Los Cabos – e até as crianças podem participar, com animais treinados especialmente para levar os pequenos. Há também a opção das cavalgadas que passam por caminhos repletos de cactos de 300 anos de idade e levam até o Pacífico para um galopar ao pôr do sol em praias desertas.

Quem busca mais adrenalina pode fazer uma travessia de mountain bike até Punta Gorda ou percorrer as trilhas que levam à Reserva Natural de Cabo Real. A bordo de um possante 4×4, a emoção chega a níveis máximos nos tours em alta velocidade sobre as dunas. Como se fosse pouco, dá para garantir uma dose extra de aventura “voando” até 100 quilômetros por hora na tirolesa mais rápida e longa do México, com 1.200 metros. Lá do alto, a vista panorâmica de um oásis no deserto faz esquecer qualquer frio na espinha.

 

Marcados com: , ,
Publicado em Destinos

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags