RÚSSIA HISTÓRIA

Rússia lembra com desfile na Praça Vermelha a parada militar de 1941

Em 1941, quase 30 mil soldados soviéticos participaram da parada que comemorava o 24º aniversário da Revolução Bolchevique, um evento que hoje completa 100 anos.

Ensaio do desfile. EFE\ Yuri Kochetkov

Mais de 5 mil militares desfilaram nesta terça-feira na Praça Vermelha em Moscou para lembrar a histórica parada militar de 1941 que aconteceu em pleno assédio das tropas nazistas e após a qual muitos soldados soviéticos saíram diretamente para o front de batalha.

Com uniformes e armamento da época, os participantes do desfile marcharam diante da tribuna de honra na qual estavam veteranos daquela parada histórica, que, segundo muitos historiadores, foi crucial para a defesa da antiga União Soviética, já que elevou a moral do exército vermelho.

Em 1941, 28,5 mil soldados soviéticos participaram da parada que comemorava o 24º aniversário da Revolução Bolchevique de 1917, um evento que hoje completa 100 anos e sobre o qual os russos estão divididos.

Muitas das unidades que participaram desse desfile de 1941 marcharam diretamente da Praça Vermelha para o front de batalha.

Antes do desfile comemorativo, foi feita uma encenação histórica na qual cerca de 300 atores saíram vestidos com uniformes e portando armas de distintas épocas da história russa.

Depois, cantores russos de destaque interpretaram o “Hino dos Defensores de Moscou” e uma unidade de cadetes desfilou com bandeiras utilizadas pelos soldados russos nas frentes de batalha da Segunda Guerra Mundial, que na Rússia é conhecida como a Grande Guerra Patriótica.

Para desinformar os alemães, a parada de 1941 foi anunciada para as 10h da manhã, mas aconteceu duas horas antes, para evitar que as unidades que participaram dela fossem atacadas do ar.

Após o desfile comemorativo, foi inaugurado na Praça Vermelha um museu ao ar livre no qual, durante o dia de hoje, os moradores da capital e os turistas poderão ver alguns dos armamentos utilizados pelo exército soviético no conflito.

Marcados com: , , ,
Publicado em Cultura

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags