MARAVILHAS

Revista elege 50 lugares mais bonitos da América do Sul

A seleção da revista traz belezas naturais, cidades e monumentos na lista.

Salvador, capital da Bahia. Foto: EFE/VALTER PONTES

O Parque Nacional das Torres de Paine, no Chile, foi eleito pela revista “Condé Nast Traveller” o lugar mais bonito da América Latina.

Em segundo ficou a cidade de Salvador, e em terceiro o Balanço no Fim do Mundo, na Casa da Árvore, em Baños, no Equador, que está praticamente suspensa no espaço, o que permite uma vista única do vulcão Tungurahua.

A seleção da revista traz belezas naturais, cidades e monumentos na lista. Além de Salvador, Fernando de Noronha foi listada em 11º; o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, em 14º; até a piscina do Copacabana Palace entrou na lista, em 20º; as Cataratas do Iguaçu, na fronteira com Paraguai e Argentina, 22º; os Lençois Maranhenses ficaram em 23º; o Jardim Botânico do Rio, em 28º; a cidade de Paraty, em 33º; e o Pão de Açúcar, 43º.

Além das nossas belezas, você conhece as dos nossos vizinhos? Confira, país por país, o que cada um tem de mais bonito e organize sua viagem.

Chile

Excursión en el Parque Nacional Torres del Paine. Foto: Turismo de Chile.

Excursão no Parque Nacional Torres del Paine. Foto: Turismo de Chile.

Além de encabeçar essa lista com o Parque Nacional das Torres do Paine, onde Lagos, rios, cascatas e glaciares convivem harmonicamente, as estátuas Rano Raraku, na Ilha de Páscoa, ficaram em 4º; as ilhas Chiloé, em 13º; o Vale da Lua em 17º; o deserto do Atacama em 24º; a cidade de Valparaíso, em 26º; as cavernas de Mármore, em 30º. O Tatio, um campo de gêiseres nos montes andinos do norte do Chile, em 40º; e a ilha de Navarino em 47º.

Colômbia

cartagena das indias

O Parque Nacional de Tayrona, foi considerado pela revista “Conde Nast Travellers” o lugar mais bonito da Colômbia, na 7ª posição; o Santuário de Las Lajas, ficou logo em seguida, em 8º; a cidade de Cartagena, no Caribe colombiano, em 18º; a Livraria Espanhola, em Medellín, em 29º; o rio Caño Cristales, na cidade homônima, considerado um dos mais bonitos do mundo, em 31º; o Monte Monserat, em Bogotá, ficou em 36º; e a Catedral de Sal, em Zipaquirá,em 48º.

Argentina

Glaciar Perito Moreno, Argentina. Foto. EFE/TELAM/Secretaría Turismo de Calafate

Geleira Perito Moreno, Argentina. Foto. EFE/TELAM/Secretaria de Turismo de Calafate

A Geleira Perito Moreno, na Patagônia, ficou em 9º; o cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, em 10º; os vinhedos de Mendoza, onde é produzida a maior parte dos vinhos argentinos, ficou em 25º. A cidade de Bariloche, destino favorito de esqui na América do Sul para os brasileiros, em 38º. O Museu de Arte “Intendente Ricardo Ubieto”, em Tigre, levou a 39º posição. E a cidade de Salta, a 1.500 quilômetros da capital Buenos Aires, em 42º.

Equador

Lobo marino en Islas Galápagos, cuyos ciclos de migración se ven afectados por el calentamiento global. Foto. Cedida por Ecowildlife

Lobo marinho nas Ilhas Galápagos, cujos ciclos de migração estão sendo afetados pelo aquecimento global. Foto. Cedida por Ecowildlife

O Equador também entrou na lista, com Quilotoa, 5º, um lago em forma de caldeira, próximo ao vulcão de mesmo nome nos Andes equatorianos; outro vulcão, o Cotopaxi, ficou em 21º; as Ilhas Galápagos, em 32º; e a cidade de Mindo, em 49º, cheia de bosques e cachoeiras.

Peru

EFE/Paolo Aguilar

EFE/Paolo Aguilar

As ruínas incas de Machu Picchu não podiam faltam em uma lista de belezas da América do Sul, em 15º na lista; o Canyon Colca, ficou na 37ª posição; o monastério de Santa Catalina, na cidade de Arequipa, em 41º; o Lago Titicaca, em 44º; e a cidade de Iquitos fechou a lista da “Condè Nast”.

Uruguai

cabo polonio

A Colônia de Sacramento, encravada no sudoeste do Uruguai, sobre o cabo formado pelas pontas de São Pedro e Santa Rita, tem um bairro histórico que foi declarado em 1995 Patrimônio da Humanidade pela Unesco, por representar a fusão dos estilos urbanísticos e arquitetônicos português, espanhol e pós-colonial, ficou no posto 34 da lista.

Cabo Polônio, praia que faz parte do Parque Nacional de mesmo nome, no leste do Uruguai, ficou na 46ª posição.

Bolívia

ARQUITECTURA DE INDÍGENAS RICOS SE CONVIERTE EN RECLAMO TURÍSTICO EN BOLIVIA

Da Bolívia foi lembrado o impressionante Salar de Uyuni, 6º; a lagoa Colorada, em 27º; e a cidade de La Paz, em 45.

Venezuela

monte roraima

As Cataratas dos Anjos, onde fica o salto mais alto do mundo, com 979 de altura, ficou em 12º; a praia de Los Roques, em 16º; e o Monte Roraima, em 35º.

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags