TURISMO VENEZUELA

Punta Delgada, paraíso esquecido na Venezuela

Punta Delgada concentra ilhas de águas cristalinas como La Tortuga, um encanto aos olhos do turista, mas que precisa de atenção governamental.

EFE/Bárbara Agelvis

Pelo menos dois quilômetros da praia de Punta Delgada, um local turístico da ilha venezuelana de La Tortuga, há um paraíso esquecido, de águas límpidas, mas ainda sem atrativos turísticos.

La Tortuga é a segunda maior ilha da Venezuela e se destaca pelas águas cristalinas e pelas diferentes tonalidades de azul do mar, que fizeram ela ser conhecida como “o paraíso no Caribe”.

A ilha tem muitos pontos turísticos, como Herradura, Carenero, Garambeo, Tortuguillos (o local de desova das tartarugas) e Punta Delgada, a área que conta com a maior presença governamental do território.

Algumas das cabanas projetadas para La Tortuga como parte deste projeto estão prestes a ser entregues, mas do prometido hotel só existe a base até agora.

Segundo planos elaborados pelo Ministério de Turismo, a ilha terá restaurantes, serviços de lavanderia e áreas recreativas, além de um cais para facilitar a chegada de turistas que, por enquanto, precisam caminhar com calçados para não pisar no lixo durante os passeios por Punta Delgada.

EFE/Bárbara Agelvis

Cuidando da praia

Para quem deseja um roteiro exótico e único, esta é uma boa opção, mas que ainda convive com despejos de lixo na areia da praia, descaso não controlado pelo governo local, apesar da promessa do presidente Nicolás Maduro de incrementar o local.

Punta Delgada tem escritórios do Mintur, guaritas das guardas litorânea e militar e operários que há aproximadamente um ano constroem, por recomendação do governo, pousadas e outras estruturas para potencializar o destino. Ironicamente, a parte da ilha que está sob o olhar permanente daqueles que têm a missão de preservá-la é a mais suja e descuidada.

Frequentadores de Punta Delgada fazem mutirões para limpar a área, mas a sujeira parece estar ali de longa data. Esta realidade, que contrasta com a beleza do mar que banha La Tortuga, não se repete no resto da ilha, onde existe presença regular do governo, nem no local onde a maioria dos turistas chega, a Ilha de Cayo Herradura.

“Parece que o lixo que vemos em Punta Delgada chega com a corrente marinha, mas isso não é desculpa para que não seja recolhido pelos guardas que estão aí e passam o dia todo à toa”, disse à Agência Efe Joel de Paula, um dos turistas que criticou a falta de compromisso das autoridades na ilha.

Os funcionários aproveitam o fim de semana em La Tortuga em festas com música, jogos e bebida alcoólica, segundo relatam alguns visitantes.

Em setembro, o presidente Maduro anunciou que fomentaria o desenvolvimento da ilha e que o governo já estaria trabalhando em um projeto “sustentável” para esta região.

“La Tortuga tem o tamanho de Aruba. Já temos o projeto, um desenvolvimento sustentado, sustentável, não contaminante, ecológico para que você vá a essas praias e veja a natureza, como no início da vida, no Éden, um paraíso na Terra. A Venezuela é o paraíso na Terra”, disse Maduro naquela época.

 

Marcados com: , ,
Publicado em Destinos

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags