Uruguai cria observatório de enoturismo

Uruguai lançou o Observatório Enoturístico, aplicativo que ajudará a criar novas políticas de promoção do turismo de vinho no país.

A cultura do vinho é também um atrativo turístico que os vinicultores estão sabendo explorar. Foto: EFE

O Ministério do Turismo do Uruguai apresentou o Observatório Enoturístico, um aplicativo que permitirá gerar novas políticas de promoção do turismo de vinho no país, que poderá ser acessado online.

O diretor de Turismo do Uruguai, Carlos Fagetti, explicou que a ideia do observatório surgiu depois de uma aliança estratégica que o Mintur fez com o Instituto Nacional de Vitivinicultura (Inavi) e a empresa estatal de telecomunicações uruguaia, Antel, para fortalecer a oferta turística dentro das adegas, o enoturismo.

Dados turísticos e da indústria

O Observatório oferece uma plataforma em que os integrantes das adegas do Uruguai podem encontrar informação estatística com dados sobre seus visitantes e o desenvolvimento da indústria.

“O que queríamos era ter uma proposta de promoção com uma guia com todas as adegas do Uruguai, em todos os departamentos, informação e qualidade”, disse Fagetti.

Além disso o observatório ajuda os produtores a conhecer melhor os turistas e consumidores do enoturismo, saber de onde vêm e que gostos têm, e utilizar esses dados na formulação de estratégias.

“O Observatório Enoturístico permite ter números claros e tomar decisões para o futuro, sobre onde enfocar nossas campanhas de promoção, ter uma boa ferramenta de coleta de informação, e quem sabe podermos aplicá-la a outras modalidades turísticas”, acrescentou.

“É uma proposta muito interessante que já conta com a participação de 30 ou 40 adegas que estão recebendo enoturismo interno e internacional, e já vemos um desenvolvimento forte”, ressaltou Lez.

Marcados com: , ,
Publicado em Gastronomia

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

Tags