Fátima Portugal

No ano de seu centenário, Fátima é destino que alia história, fé e cultura

Cheia de atrativos religiosos e culturais, Fátima deve receber muitos turistas nas proximidades de 13 de maio, data em que as aparições completam 100 anos

EFE/Paulo Novais

Um dos locais de maior movimentação turística religiosa do mundo, a pequena cidade de Fátima, no interior de Portugal, deve atrair em 2017 bem mais do que os habituais 6 milhões de visitantes que recebe anualmente, pois comemora-se o Centenário das celebradas aparições de Nossa Senhora.

Segundo conta a tradição católica, no dia 13 de maio de 1917, a Virgem Maria apareceu a três crianças camponesas, Francisco, Jacinta e Lúcia, nos arredores do vilarejo. Embora no começo a população não acreditasse, aos poucos teriam presenciado fenômenos naturais incomuns, o que deu fama à crença.

No Brasil, pela tradição histórica ligada à religiosidade portuguesa, a devoção atingiu milhões de adeptos. Em escala mundial, Fátima tornou-se um atrativo aos católicos por conta da ação do papa João Paulo II, que revelou supostos segredos das aparições, como mensagens ao povo.

Tradicionalmente, milhares de fiéis se reúnem nos dias 13, em especial no mês de maio. Na festa dos 100 anos, a tendência é que muitos peregrinos cheguem à Fatima, para acompanhar a visita do papa Francisco e a programação local, que contará, durante todo o ano, com exposições, teatro, música, fóruns de estudo e concursos.

O que visitar

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Detalhe da Basílica do rosário de Fátima. EFE/Paulo Cunha

Detalhe da Basílica do rosário de Fátima. EFE/Paulo Cunha

Principal centro de peregrinação de Fátima, a basílica foi consagrada em 1953 e integra o Santuário de Fátima. Construída em estilo neobarroco, fica no mesmo local onde os três pastorinhos viram um forte relâmpago e, posteriormente, Nossa Senhora. Abriga também os túmulos de Lúcia, Jacinta e Francisco.

Basílica da Santíssima Trindade

É a nova igreja, de dimensões maiores, inaugurada há 10 anos. Com dimensões impressionantes, abriga parte das celebrações religiosas.

Capelinha das Aparições

Divulgação: fatima.pt

Divulgação: fatima.pt

Foi construída no local da azinheira sobre a qual se davam as aparições. A árvore original já não existe, mas atrás da capela é possível encontrar uma réplica. As celebrações na capelinha ocorrem o dia inteiro e em vários idiomas.

Casas dos Pastorinhos

Divulgação: fatima.pt

Divulgação: fatima.pt

As residências onde viviam as crianças Lúcia, Jacinta e Francisco estão abertas à visitação. Tudo foi preservado: móveis, roupas de cama e banho e objetos pessoais. Fica a três quilômetros do santuário.

Centro Comercial

Divulgação: fatima.pt

Divulgação: fatima.pt

A loja gigantesca oferece produtos religiosos, artesanato típico português, joias e cristais. Ao lado do Centro Comercial fica uma fábrica, onde são feitas restaurações, terços e imagens de madeira. É possível visitar a fábrica e observar os profissionais trabalhando.

Museu do Milagre

Divulgação: fatima.pt

Divulgação: fatima.pt

A quem deseja conhecer mais sobre a história que envolve os milagres de Fátima, há oportunidade de visitar um museu interativo dedicado ao assunto, o “Milagre de Fátima”. Passando por salas escuras, são contados os acontecimentos de 1917, por meio de projeções em 3D. Além disso, existe um material único sobre a devoção pelo mundo.

Castelo de Ourém

Wikimedia Commons

Wikimedia Commons

O castelo medieval, localizado num povoado próximo a Fátima, é uma das atrações históricas da região. Antiga fortificação muçulmana e reformada ao longo dos séculos, é palco de eventos religiosos.

Como chegar

A melhor forma de chegar ao Santuário é de carro ou ônibus. Não é recomendado ir de trem, pois a estação mais próxima fica a 20km do local. É possível fazer um bate-volta a partir de Lisboa, por exemplo, ou então se hospedar por perto para conhecer melhor a região oeste do país.

Em Lisboa, os ônibus saem da estação Sete Rios. A viagem demora cerca de 1h30.

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

Tags