EXPOSIÇÃO

MoMA terá exposição sobre Tarsila do Amaral em 2018

Nascida em São Paulo em 1886, Tarsila do Amaral é considerada um ícone da arte moderna latino-americana.

EFE/MOMA

O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) anunciou nesta terça-feira a primeira exposição na América do Norte dedicada exclusivamente às obras de arte de Tarsila do Amaral, que será inaugurada em fevereiro.

A mostra, intitulada “Tarsila do Amaral: Inventando a Arte Moderna no Brasil”, exibirá 130 obras da artista brasileira desde a década de 1920 com pinturas, desenhos e fotografias obtidas de coleções nos Estados Unidos, na América Latina e na Europa.

Antes da exposição no MoMA, onde permanecerá de 11 de fevereiro a 3 de junho de 2018, a compilação poderá ser vista de outubro até 7 de janeiro no Instituto de Arte de Chicago, que colaborou na organização.

Nascida em São Paulo em 1886, Tarsila do Amaral é considerada um ícone da arte moderna latino-americana e uma das impulsoras do movimento modernista no Brasil.

A artista viajou para Paris em 1920, onde desenvolveu um estilo muito característico através do uso de traços sintéticos e volumes sensuais para representar paisagens e cenas locais com uma rica variedade de cores.

Em janeiro de 1928, Tarsila pintou o quadro “Abaporu”, uma pessoa alongada e isolada acompanhada de um cacto, que rapidamente se tornou um dos símbolos do movimento modernista brasileiro.

A exposição do MoMA incluirá algumas das obras da época parisiense da artista e algumas das pinturas de grande escala produzidas em sua volta ao Brasil, no início dos anos 30. Entre os destaques da mostra estarão “A Negra” (1923), “Abaporu” (1928) e “Antropofagia”

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags