TUBARÕES

No México, jaula mais segura permite ver tubarão branco

Um emaranhado de aço inoxidável isola a jaula, que também tem uma janela de observação, além da saída de emergência.

Uma nova jaula de observação do tubarão branco permitirá a pessoas entrarem nas profundezas das águas da Ilha Guadalupe, um dos locais de concentração da espécie no noroeste do México. A novidade? Maior segurança para observar o exótico e temido animal.

O tubarão branco é uma espécie ameaçada que pode alcançar os 6 metros de comprimento e pesar até os 3.600 quilos.

A Comissão Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Conanp) informou hoje que a elaboração destas novas jaulas é uma medida contra  acidentes já reportados durante a observação do tubarão branco.

Segundo a organização, a nova infraestrutura permitirá que a observação ocorra dentro de um estrito esquema de boas práticas do turismo sustentável.

A jaula representa um requisito imprescindível para realizar a imersão nas águas da Ilha Guadalupe, como forma de garantir a segurança da espécie e dos visitantes.

Um emaranhado de aço inoxidável isola a jaula, que também tem uma janela de observação, além da saída de emergência.

“A jaula é de uma só peça e é desmontável, conta com barrotes arredondados com uma separação de 35 centímetros entre eles, não tem cadeias nem balcões “, detalhou a instituição.

O titular da Conanp, Alejandro do Maço, destacou que estas adequações estabelecem uma convivência saudável entre homem e natureza.

Ilha Guadalupe

Ilha Guadalupe está localizada a 260 quilômetros do litoral da península da Baixa Califórnia. É uma reserva natural e um dos lugares de concentração de tubarões brancos, espécies ameaçadas em extinção no Pacífico oriental.

Muitos turistas buscam o local para realizar visitas ao animal, além de cientistas que realizam pesquisas na reserva natural, que tem uma extensão de 23.991 hectares.

Marcados com: ,
Publicado em Natureza e Esporte

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags