ÍNDIA

Imagens enormes de “Ganesha” na Índia celebram o deus elefante

“Ganesha é muito importante porque, se desejamos algo com o coração, ele realiza”.

Rajasthan, India. Foto. Cedida por Ecowildlife

Milhares de indianos decoraram ruas e casas com imagens de Ganesha, algumas com vários metros de altura, para celebrar o nascimento do deus hindu com cabeça de elefante.

Festival em toda a Índia

No primeiro dia do festival Ganesha Chaturthi, as famílias colocam as imagens do deus em suas casas, e as imagens gigantes foram reservadas, como dita a tradição, para estruturas temporárias, onde são veneradas pela comunidade.

A partir de terça-feira à tarde e nos nove dias seguintes da festividade, centenas de Ganeshas começarão a flutuar em rios e praias da Índia, principalmente nos estados do sul e do oeste do país.

Pechincha Hiremath, dona de casa que vive em Nova Délhi, é de uma dessas regiões, Karnataka, e, embora afirme sentir saudades das “grandes celebrações” de sua terra natal, a distância não a impediu de fazer suas oferendas, preparando doces especiais e colocando uma imagem do deus com sua família.

“Vou ter a estátua em casa durante cinco dias e depois a colocarei em um poço ou rio”, explicou no templo Ganesh Mandir da capital indiana, onde dezenas de pessoas se reuniram para o Ganesha Chaturthi.

Mitologia

O deus, decapitado por seu após uma disputa, que depois tentou corrigir o erro buscando uma nova cabeça, de elefante, segundo a crença hindu, é venerado em toda a Índia.

“Ganesha é importante porque é o deus maior, é o primeiro deus para quem se reza, e resolve os problemas”, afirmou Hiremath.

O templo que ela visita pelo menos duas vezes por semana, explodiu em alegres melodias interpretadas por uma banda com uniformes brancos e vermelhos. Muitos indianos começaram a dançar diante de uma estátua prateada de Ganesha em cima de um rato gigante, seu meio de transporte segundo a mitologia.

A estátua será em breve levada em procissão pela vizinhança, já que neste templo não se usa a imersão em água, explicou Pradip Agarwal, um aposentado de 62 anos.

Ao lado dele, um homem atendia os devotos que buscam comprar oferendas para o deus, como dornos florais e coroas de folhas.

No interior do templo, dezenas de pessoas ofereciam a Ganesha estes e outros objetos, como cocos e bananas.

Agarwal contou que os devotos vêm de todas as regiões do país, não só do sul e o oeste do país.

“Ganesha é muito importante porque, se desejamos algo com o coração, ele realiza. É o deus dos deuses”, afirmou.

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

Tags