Gasto de turistas em São Paulo durante a Copa supera expectativas

A SPTuris, empresa municipal responsável pelo turismo na cidade de São Paulo, divulgou hoje o balanço final do perfil do turista-torcedor que passou pela cidade durante o Mundial da Fifa e o valor financeiro movimentado durante o evento.

EFE/CAETANO BARREIRA. Na América do Sul, São Paulo ficou com o terceiro lugar entre os melhores destinos

A SPTuris, empresa municipal responsável pelo turismo na cidade de São Paulo, divulgou hoje o balanço final do perfil do turista-torcedor que passou pela cidade durante o Mundial da Fifa e o valor financeiro movimentado durante o evento.

De acordo com o levantamento, que ouviu 7.683 pessoas entre os dias 11 de junho e 13 de julho, os turistas movimentaram na cidade cerca de 1,8 bilhões de reais, com gastos médios que chegaram 4,9 mil reais por dia entre os turistas estrangeiros.

Já entre os turistas brasileiros, o gasto médio foi de 2,2 mil reais por dia – acima da estimativa de gasto médio, que era de 1,8 mil reais por dia.

Em um outro levantamento, realizado pela rede de pagamentos eletrônicos Visa, São Paulo aparece também como a cidade onde os turistas mais gastaram com o uso do cartão.

Foram cerca de 59 milhões de dólares deixados na cidade, quase o dobro do que foi deixado na aclamada cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, que ficou em segundo lugar com 28 milhões de dólares movimentados via cartões da bandeira Visa.

Os brasileiros supreenderam também pela quantidade, se destacando como a principal nacionalidade entre os turistas que vieram a São Paulo. Ao todo, 320 mil brasileiros passaram pela capital paulista, o que representa 65% do total de turistas que passaram pela cidade para a Copa do Mundo.

Entre os turistas estrangeiros, o país que mais marcou presença na terra da garoa foi a Argentina, compondo 38% do total de “gringos”, seguida do Chile (9,52%), Colômbia (7,70%) e Estados Unidos (5,05%).]

Em comunicado enviado à imprensa, o secretário municipal para Assuntos de Turismo, Wilson Poit, avaliou que os números refletem um bom resultado do evento da Fifa na cidade, que sediou a abertura da Copa.

“São Paulo deu o seu melhor, conseguiu mostrar sua vocação em receber e despertar no visitante a vontade de retornar. Eles aproveitaram a nossa cultura, a gastronomia e a vida noturna que só essa metrópole sabe oferecer”, disse.

A pesquisa avaliou ainda a percepção dos turistas em relação aos serviços da cidade. O quesito mais vem avaliado foi a gastronomia, com mais de 86% de aprovação, seguido das compras (73,9%) e vida noturna (72%).

No total, mais de 72% dos turistas indicaram notas entre 7 e 10 para a cidade.

Marcados com: ,
Publicado em Hotéis

Deixe uma resposta

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags