Mostra conta história de indústria da carne no Uruguai

Frigorífico Anglo é um exemplo da revolução industrial uruguaia no século XX.

O antigo frigorífico Anglo, em Fray Bento.

Uma mostra fotográfica em Montevidéu percorre a história do frigorífico Anglo, edifício que faz parte do Patrimônio Histórico da Humanidade da Unesco, que representou uma das indústrias da carne mais importantes da América do Sul.

A instalação, localizada na cidade de Fray Bentos (no oeste do país), foi “a maior usina produtora de comida” durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e recebeu imigrantes de mais de 60 nacionalidades desde sua fundação até decadencia, na década de 60.

A revolução industrial uruguaia

As imagens, que pertencem ao fotógrafo britânico Ian Kemp, que estão em exibição no Museu das Migrações (MUMI) da capital uruguaia, já foi apresentada na Espanha e na Inglaterra.

A história do edifício revela “como o Uruguai viveu a Revolução Industrial“. Foi ali que foi acesa a primeira lâmpada elétrica do país.

“Muitas das colônias de imigrantes que vieram ao Uruguai no final do século XIX e durante toda a primeira parte do século XX estão associadas, em muitos casos, com fábricas como esta ou vinculadas à produção de lãs, setor muito grande no país”, ressaltou o vice-ministro de Turismo, Benjamin Liberoff.

Imigração

A diretora do MUMI, Irene Cabrera, destacou que esta mostra itinerante fala dos imigrantes que chegaram da Europa ao Uruguai.

“Recuperamos a contribuição, a memória e o trabalho dos operários que tornaram o frigorífico Anglo um ícone de nossa história, de nossa cultura e de nossa produção”, acrescentou.

Irene ainda ressaltou o aspecto educativo da mostra, já que recupera “a memória e o trabalho dos operários” do frigorífico Anglo, cujas conservas chegaram às mãos de milhares de soldados das tropas aliadas no Velho Continente durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

Exibida pela primeira vez em Montevidéu na sede do Ministério de Relações Exteriores, a mostra fotográfica do Frigorífico Anglo está acessível agora a muito mais pessoas.

Patrimônio da Humanidade

Em junho deste ano, a diretora geral da Unesco, Irina Bokova, entregou ao Uruguai o certificado de “Paisagem cultural e industrial da Humanidade” para o entorno da cidade de Fray Bentos, título que foi recebido em 2015.

A paisagem industrial do frigorífico Anglo é o segundo lugar do Uruguai a receber esse reconhecimento, depois do bairro histórico de Colônia do Sacramento, no sudoeste do país.

Marcados com: , , ,
Publicado em Cultura

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags