URUGUAI

Férias de julho: Viaje por Montevideu de trem

Passeio especial de trem na capital do Uruguai mostra o bucolismo e a história da terra de Mujica

O  Uruguai é uma das ótimas opções de roteiros para completar a equação dos turistas e mochileiros: bom, bonito e barato. Para aproveitar as férias de julho com a família ou até curtir uma primeira viagem sozinho, o país tem alguns passeios diferenciados para oferecer.

Para quem vai até a capital Montevideu, o país está com uma atividade especial e que só funciona em julho: encantar-se com  as belezas do bairro Peñarol sob trilhos, em um trem especial.

Ao longo do mês, em dois horários e por apenas R$ 5,80 (50 pesos uruguaios), os turistas poderão embarcar em modernos trens da AFE, a administradora de ferrovias do estado para visitar o bairro do famoso time de futebol. Crianças com menos de 5 anos não pagam o ticket.

O passeio sai da estação central de Montevidéu e segue para o bucólico bairro de Peñarol, onde existe um museu dedicado ao cenário ferroviário da região, algo peculiar e diferente para os brasileiros, que não utilizam a malha ferrea para passeios turísticos.

Peñarol

O bairro criado em 1876 junto com a ferrovia mantém até hoje suas antigas construções de época em uma região que parece ter parado no tempo. Foi lá que nasceu também o tradicional time de futebol Penãrol, historicamente conhecido por ser um time representante dos operários uruguaios.

O passeio, que dura cerca de 1 hora, foi pensado especialmente para julho e é uma forma diferente do conhecer esse famoso bairro de Montevideu com conforto e uma paisagem belíssima.

Entre abril e novembro, o mesmo percurso é feito tradicionalmente por um trem a vapor, estilo Maria Fumaça, com mais de 100 anos mas todo reformado. Durante o mês de julho o antigo trem descansa para dar lugar ao modelo do século 21.

Mas para julho é preciso ficar atento aos horários de saida do novo trem, que são apenas duas vezes ao dia de segunda à sábado com saídas às 13h40 e 15h15, da Estação Central de Montevidéu (Nueva Terminal de Trenes), com retorno de Peñarol às 14h40 e 16h15, respectivamente.

O Museu fica aberto das 13h às 17h também de segunda à sábado.

Mais informações em http://www.afe.com.uy.

 Foto: Bairro histórico de Peñarol, em Montevidéu, onde fica o Museu Ferroviário (foto:Nae)

 

 

Publicado em Dicas

Deixe uma resposta