GASTRONOMIA

Erro da Michelin gera fama inusitada a pequeno restaurante francês

O guia Michelin admitiu que houve um erro técnico, mas que afetou apenas à informação publicada na internet e não a edição impressa nem a do aplicativo.

O prestigiado guia gastronômico deveria ter ido a um restaurante com o mesmo nome e localizado na mesma rua, só que de outra cidade. EFE/BRITTA PEDERSEN

O prestigiado guia gastronômico Michelin fez as reservas em uma pequeno restaurante do centro da França dispararem, isso porque o lugar ganhou por engano uma das cobiçadas estrelas, que devia ter ido a um restaurante com seu mesmo nome e localizado na mesma rua, só que de outra cidade.

O Le Bouche à oreille, na pequena cidade de Bourges, que ficou com a distinção até quarta-feira passada – quando o erro foi corrigido – é uma cantina sem pretensões, que geralmente recebe pessoas que trabalham na região e serve pratos de 12,5 euros (R$ 40). Desde o último dia 9, porém, quando foi publicada a edição 2017 do guia gastronômico mais famoso do mundo, o lugar começou a receber amantes da boa mesa atraídos por sua nova classificação.

“Começamos a ficar lotados. Temos novos clientes que querem mesas de três, quatro lugares… e tudo ao mesmo tempo. O problema é que não temos muito espaço e só dois funcionários”, explicou hoje ao jornal “Le Parisien” a proprietária do Le Bouche à oreille errado, Verónique.

O restaurante que de fato devia figurar no guia, o Le Bouche à Oreille da cidade de Boutervilliers – um estabelecimento onde só o menu degustação custa 48 euros (R$ 156), tem dois andares e decorações sofisticada -, escolheu usar o bom humor para lidar com a confusão.

“Foi um pequeno percalço, sem prejuízos e que já foi retificado. Nada grave! Liguei para a dona do de Bourges e nós rimos”, contou o chef Aymeric Dreux, que chegou a ser questionado por alguns clientes sobre a suposta mudança de endereço de seu restaurante.

O guia Michelin admitiu que houve um erro técnico, mas que afetou apenas à informação publicada na internet e não a edição impressa nem a do aplicativo.

“Pedimos desculpas aos dois estabelecimentos e lamentamos ter confundido os clientes”, disse também ao “Le Parisien” a diretora-geral dos mapas e guias de Michelin, Claire Dorland-Clauzel.

Marcados com: , , ,
Publicado em Gastronomia

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags