VISTO AMERICANO

EUA recomenda antecipar pedido de visto por causa das Olimpíadas

Segundo o consulado americano, após todo o processo, o visto é liberado em normalmente até 10 dias úteis.

Foto: Divulgação

A Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, e os consulados terão sua carga de trabalho reduzida durante os Jogos Olímpicos, e por isso recomendaram aos brasileiros que desejam viajar aos EUA em agosto e setembro que antecipem a solicitação do visto até o fim de julho, tanto para turistas como para vistos de estudos ou investimentos.

VISTO PASSO A PASSO (E SÃO MUITOS)

O primeiro passo é preencher o formulário D-160 (https://ceac.state.gov/genniv/), disponível no site do consulado americano e enviar uma foto 5×5 com fundo branco. Em seguida, pagar a taxa MRV, atualmente de US$ 160. Para isso, é necessário o número de confirmação do envio do formulário D-160, fazer o cadastro no site do consulado e pagar, pode ser com cartão de crédito, boleto ou online. Esse pagamento não é reembolsável e vale por um ano. Depois é hora de marcar a entrevista no consulado e fazer a coleta de digitais.

Para a entrevista, só é necessário levar o passaporte – lembre-se que ele precisa ter no mínimo 6 meses de validade – o formulário D-160, mas por via das dúvidas, leve um extrato bancário recente, contracheque ou declaração de imposto de renda. Ajuda mostrar que você tem condições financeiras de viajar e possui vínculos com o Brasil (para que não haja possibilidade de pensarem que você pretende migrar ilegalmente).

Segundo o consulado dos EUA, após todo o processo, o visto é liberado em normalmente até 10 dias úteis.

Infográfico Efetur Viagens: Fabio Manzano