PRAIAS BRASILEIRAS

Noronha, um paraíso mais barato na baixa temporada

O projeto Mais Noronha está oferecendo até 30% de desconto – tanto nas passagens quanto na hospedagem e em passeios, na baixa temporada, entre março e maio.

  • mas infoVista panorâmica de Fernando de Noronha, que se constitui de 14 praias, 3 baías e 21 ilhas. EFE/Sebastião MoreiraVista panorâmica de Fernando de Noronha, que se constitui de 14 praias, 3 baías e 21 ilhas. EFE/Sebastião MoreiraVista panorâmica de Fernando de Noronha, que se constitui de 14 praias, 3 baías e 21 ilhas. EFE/Sebastião Moreira
Vista panorâmica de Fernando de Noronha, que se constitui de 14 praias, 3 baías e 21 ilhas. EFE/Sebastião Moreira

Fernando de Noronha é o paraíso por definição no Brasil. Em um país com uma costa tão grande, o arquipélago carrega um charme especial, pela sua natureza quase intocada e por praias que são consideradas das mais bonitas do mundo.

A distância – Fernando de Noronha está a 550 quilômetros de Recife e só é acessível de barco ou avião – e suas condições de preservação – é um Parque Nacional, protegido por lei, e a entrada de turistas é limitada a um número de pessoas – tornam o arquipélago um sonho não tão acessível assim.
Mais Noronha

Pensar em uma viagem à Fernando de Noronha parece estar acima do orçamento, mas uma iniciativa do governo de Pernambuco, estado do qual a ilha faz parte, em parcerias com companhias aéreas e o setor hoteleiro do arquipélago pode ajudar a por os pés no paraíso.

O projeto Mais Noronha está oferecendo até 30% de desconto – tanto nas passagens quanto na hospedagem e em passeios, na baixa temporada, entre março e maio. É uma bela oportunidade, já que ali não faz tempo ruim. Situado na linha do Equador, Fernando de Noronha tem sol o ano inteiro, e as temperaturas médias não variam muito entre 24 e 28 graus o ano inteiro.

Surfe, mergulho e natureza

Consagrado como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas em 26 quilômetros quadrados no Oceano Atlântico, com praias de que miram o litoral brasileiro e a costa da África.

Um dos melhores lugares do país para surfar, Fernando de Noronha é procurada por surfistas que buscam ondas de até 6 metros de altura, especialmente de dezembro a fevereiro.

O arquipélago também tem o considerado melhor parque marinho do brasil, cheio de golfinhos e tartarugas marinhas, com mais de 20 pontos diferentes para mergulho, planasub, snorkel e cilindro, que valem a pena tanto para mergulhadores experientes quanto para quem está começando.

As trilhas e caminhadas também são uma experiência histórica, já que passam pelos morros e também pelas ruínas da ilha, descoberta em 1502 e descrita pela primeira vez pelo descobridor Américo Vespúcio em 1504. Invadida por ingleses, franceses e holandeses, Fernando de Noronha também já foi prisão, no século 20, e se tornou Parque Nacional de Preservação em 1988.

A praia mais bonita do mundo

O site de viagens TripAdvisor listou a praia do Sancho como a mais bonita do mundo em 2015. Acessada de barco ou através de uma escadaria escavada nas rochas, tem mar calmo e é perfeita para banhos de mar.

A Baía dos Porcos é toda de pedra, que criam piscinas que misturam peixes coloridos, o mar de um azul cristalino e o sol que espelha as rochas.

A praia da Atalia é uma piscina natural, considerada um dos melhores lugares para mergulho livre no mundo. É preciso agendar a visita com um guia especializado (obrigatório), já que são podem ir 16 pessoas por vez à Atalaia.

A Baía dos Golfinhos é o maior aquário natural do mundo para esses animais. E é uma experiência deslumbrante.

Como chegar

As companhias aéreas Azul e Gol tem voos à ilha, diretos desde Natal e Recife. De barco é um pouco mais difícil, mas é possível encontrar veleiros que saem de Recife.

É preciso pagar uma taxa ambiental por dia de permanência na ilha. Ela pode ser paga ao sair do avião ou pelo site do governo de Pernambuco em até 3 dias antes da viagem.
noronha.pe.gov.br

Onde ficar

De casas de moradores a pousadas 5 estrelas, a oferta é diversificada – e não é baratinha. Mas se programando com antecedência dá para encontrar boas oportunidades. O que não pode é acampar na ilha.

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

Tags