VIDEOGAMES

Sete destinos ‘geeks’ para os amantes de videogames

Hotéis, fiestas, museus, feiras ou restaurantes temáticos são algumas das propostas especialmente desenhadas para os aficionados por games.

Imagem do festival DreamHack de Valência. Foto cedida por Play The Game

Se você é louco por videogames não pode deixar de conferir esta seleção feita sob medida para o viajante geek, com uma seleção de hotéis, museus dedicados ao mundo dos games, festas que reúnem multidões de aficionados e destinos que fazem a cabeça deste viajante.

Colônia, festival urbano

Colônia, uma das cidades mais antigas da Alemanha, não apenas convida para um passeio pelas ruas adornadas do seu Bairro Histórico ou a desfrutar das magníficas vistas do rio Rin, mas também propõe uma interessante fuga para os gamers: entre os dias 22 e 26 de agosto, a cidade acolhe a Gamescom, “a maior feira europeia” dedicada ao setor dos videogames. Durante uma semana, o centro desta urbe se transforma em um festival urbano com todo tipo de atividades temáticas para os aficionados por jogos.

Ásia, a meca dos videogames

Não é possível fazer uma lista dessas sem marcar a Ásia como destino. O continente de origem dos videogames e dos eSports -esportes eletrônicos- é uma festa! É possível, por exemplo, aproveitar as férias para visitar a Coreia do Sul, país onde o game Starcraft II é considerado um esporte nacional; ou o Japão, que abraça o mítico bairro de Akihabara em Tóquio, meca dos eletrônicos e da tecnologia, onde dá para experimentar as últimas novidades em videogames.

Bares e restaurantes

São inúmeros os restaurantes e bares especializados em agradar aos sabores dos amantes dos videogames. Aos que escolheram Londres como destino, podem beber algo no Loading bar, enquanto podem usufruir de uma ampla variedade de games à disposição dos clientes.

Em Vancouver a recomendação é uma passada pelo EXP, um bar-restaurante inspirado em videogames e quadrinhos. Na Espanha, a experiência gamer passa pela cadeia de bares especializada em eSports Meltdown, que conta com estabelecimentos em Madri e Valência, onde rola até competições contra outros clientes.

Imagen del festival DreamHack de Valencia. Foto: Cedida por Play The Game

Fotografia do festival DreamHack de Valência. Foto cedida por Play The Game

Museus e outros espaços

Para os aficionados em videogames e esportes eletrônicos, uma visita a museus especializados pode ser inesquiecível. O primeiro especializado neste tipo de coleções foi o Computerspielemuseum de Berlim, a ele somam-se outros como o Museu de Máquinas Recreativas Soviéticas (Moscou e San Petersburgo) e o Video GameMuseum o VIGAMUS (Roma).

Do outro lado do Atlântico se destacam espaços como o International Center for the History of Electronic Games (Nova York), The Museum of Art Digital Entertainment ou The MADE (Oakland, Califórnia), o American Classic Arcade Museum o ACAM (Lacônia, New Hampshire) e o Museo del Videojuego de México (Cidade do México).

Para passar a noite

Passar a noite em hoteis transformados em verdadeiros salões de jogos é possível. Por exemplo, no The Arcade Hotel de Amsterda, além dos consoles portáteis na espera, os quartos estão equipados com um aparelho retô e um menu com cerca de 80 diferentes jogos. A Espanha tem o hotel Magic Cristal Park de Benidorm que conta com um recinto especial de 700 metros quadrados para gamers e põe a disposição de seus hóspedes 60 consoles com as últimas novidades, simuladores de velocidade com volantes e uma enorme parede de telas.

LAN Party

Entre as datas marcadas no calendário gamer, estão as conhecidas LAN Party, que juntam milhares de jogadores durante vários dias em distintos pontos do mundo para compartilhar arquivos, partidas e experiências. Uma das mais importantes a nível mundial é a CampZone, em Kronenberg (Holanda), que acontece entre os dias 11 e 21 de agosto.

Volta ao mundo sentado no sofá

Si a grana tá curta, ou as férias já acabaram, que tal percorrer as ruas de Los Angeles, San Francisco, Las Vegas, Nova York, Miami ou Londres com a saga Grand Theft Auto (GTA) ou se deixar levar por Paris, Irlanda, Síria ou Espanha com as aventuras de BrokenSword. Além destas, com The Last Express é possível embarcar na última viagem do mítico Expresso do Oriente.