ANDALUZIA

Descubra Andaluzia em cinco destinos imperdíveis

Listamos cinco cidades imperdíveis para você se perder pelas ruas e descobrir a mágica Andaluzia.

Hotel Casa 1800 Sevilla. Foto. Cedida por Hotel Casa 1800 Sevilla

A Espanha recebeu em 2015 mais de 25 milhões de turistas internacionais. É o terceiro país mais visitado do mundo. Barcelona e Madrid, claro, são fundamentais mas a Espanha é muito mais que suas duas maiores cidades.

A região de Andaluzia, no sul, é a mais populosa do país, e também é famosa pelo forte registro da presença dos árabes na península ibérica, pelas tapas saborosas e generosas e onde o sol brilha mais forte. Listamos cinco cidades imperdíveis para você se perder pelas ruas e descobrir a mágica Andaluzia.

Sevilha

Sevilla. Foto. Cedida por Hoteling.com

Sevilha. Foto. Cedida por Hoteling.com

Sevilha é puro encanto. Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade pela Unesco, a catedral gótica de Sevilha foi fundada sob uma mesquita. Preste atenção ao campanário La Giralda, ele lembra os edifícios que ainda existem nos países de maioria islâmica do norte da África.

O real Alcazar é imperdível. Se você é fã de Game of Thrones, vai reconhecer o cenário, que fez parte da quinta temporada. Construído no século 13 pelos árabes que dominavam a região e reformado várias vezes pelos cristãos, é uma das pérolas arquitetônicas da história ibérica.

A Plaza de España e o Parque María Luiza formam outro dos conjuntos encantadores de Sevilha. Próxima ao rio Gualdaquivir, e sede dos museus Arqueológico e de Artes e Costumes Populares, é um excelente lugar para relaxar, fazer um piquenique e até fazer um passeio de canoa.

Granada

Mirador de San Nicolás con vistas a la Alhambra de Granada. Foto. EFE/M.Ángel Molina

Mirante de San Nicolás com vista para Alhambra de Granada. Foto. EFE/M.Ángel Molina

A última cidade a ser retomada pelos reis espanhóis após quase um milênio de domínio árabe, Granada carrega as fortes marcas dessas história. Aqui a presença moura é sentida como em nenhum outro lugar da Espanha, e foi sabiamente preservada pela monarquia espanhola.

A fortaleza de Alhambra é um conjunto árabe fascinante, que pode ser visto de praticamente qualquer parte da cidade. Além da arquitetura e decoração fascinentes, o sistema de água e de refrigeração são exemplos de quão avançada era a sociedade árabe da época.

Se perca pelas vielas do bairro de Albaicín e mergulhe no charme dessas ladeiras com casas pintadas de branco, e termine o passeio na Plaza de San Nicolas, de onde se tem uma das vistas mais emblemáticas de Alhambra.

Apostamos que nunca pensou que pudesse encontrar neve em pleno sul da Espanha, mas sim. Em Sierra Nevada é possível até esquiar no inverno, e fazer trilhas durante o verão. Do alto, em dias claros, é possível ver o Marrocos no horizonte.

Córdoba

Una imagen desde el alminar de la Mezquita de Córdoba. Foto: EFE.

Foto retirada dentro do alminar da Mesquita de Córdoba. Foto: EFE.

A meio caminho entre Sevilha e Granada está Córdoba, essa pequena e charmosa cidade dentro de uma fortificação árabe. Sua mesquita é um impressionante resumo desses quase mil anos de dominação, e tão bela e imponente que sua estrutura foi mantida pelos reis católicos após a expulsão dos árabes e a mistura das sucessivas reformas pode ser considerada um resumo da formação da Espanha enquanto nação.

O bairro judeu é uma amostra da diversidade cultural dessa cidade, onde conviviam harmonicamente judeus, mulçumanos e cristãos. Suas ruas floridas, cuidadosamente decoradas pelos moradores, e os bares de tapas são encantadores.

Málaga

Panorámica de Ronda, Málaga. Foto. EFE/Pedro Barrio

Panorâmica de Ronda, Málaga. Foto. EFE/Pedro Barrio

Um dos destinos mais procurados pelos turistas europeus em busca do sol espanhol, Málaga é banhada pelo mar mediterrâneo, e além de belas praias urbanas, como a Malagueta, está próxima de outras paradisíacas paradas, como Torremolinos e Tarifa, que podem ser visitadas durante o dia.

Inaugurado há pouco mais de 10 anos na cidade natal do pintor, o Museu Picasso reúne 155 obras da coleção permanente, todas doadas pela família dele. O Museu Picasso de Málaga reúne desde os primeiros estudos acadêmicos até suas incursões pela cerâmica.

Cádiz

Panorámica de Cádiz. Foto: Alfredo G. Reyes.

Panorâmica de Cádiz. Foto: Alfredo G. Reyes.

Banhada pelo oceano Atlântico, Cádiz é a cidade ainda habitada mais antiga do ocidente, fundada há mais de três mil anos.

Além de história, tem umas das melhores praias do país. Victoria, com areia fofa e águas calmas, está bem no meio de Cádiz, e é possível passear por praticamente toda a cidade por ela e aproveitar a incrível vista dos diversos bares e restaurantes que existem na orla e na areia.

Se der tempo, vá a Rota. A pequena cidade, mais conhecida por ter uma base da marinha dos Estados Unidos em seu território, parece uma viagem no tempo. Com praias parecidas com as brasileiras e pequenas ruas e vielas que lembram um pouco Minas, a cidade vale uma visita.

No centro histórico da cidade, o Parque Genovês pede uma parada para se refrescar nos bancos andaluzes sob a sombra das árvores, milimetricamente cuidadas.

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags