ARGENTINA

De La Bombonera ao Monumental: ônibus turístico percorre estádios argentinos

Graças ao ônibus, que funciona desde o final de 2016, estrangeiros e argentinos podem conhecer La Bombonera (Boca), o Monumental (River), o Nuevo Gasómetro (San Lorenzo), o El Palacio (Huracán) e o Maradona (Argentinos Juniors).

La Bombonera, uma das paradas do ônibus turístico de Buenos Aires. Foto; EFE/Arquivo

Um ônibus passa por emblemáticas edificações de Buenos Aires enquanto um guia a bordo conta aos passageiros a história de cada uma delas, que não são monumentos ou das casas de heróis nacionais – pelo menos ao olhos de alguns -, mas sim dos principais estádios de futebol da cidade.

O trajeto dura cerca de sete horas e passa pelos estádios de Boca Juniors, Huracán, San Lorenzo, Argentinos Juniors e River Plate.

“Começa no Boca e termina no River porque é o clássico mais importante do país. Também são visitados os estádios de Argentinos Juniors e de San Lorenzo e Huracán, por ser considerado o clássico mais portenho de todos”, explicou à Agência Efe Javier Cortese, um dos guias do ônibus.

Cerca de 20 pessoas participam por dia do percurso gratuito, organizado pelo governo da cidade e realizado três vezes por semana.

Para visitar os estádios de Boca Juniors, River Plate e Argentinos Juniors é preciso pagar uma entrada, enquanto nos demais o acesso é gratuito.

“O que mais surpreende é que em três deles (Boca Juniors, Argentinos Juniors e River Plate) se pode pisar no gramado. Para muitos meninos é uma novidade muito grande ver o campo de jogo, ver os vestiários e outros lugares do estádio”, conta Cortese.

Durante o trajeto são exibidos vídeos sobre os clubes e o guia os complementa com detalhes curiosos e pouco conhecidos sobre cada um deles.

“Contamos como foi fundado cada clube. No Boca enfatizamos a imigração, no Huracán as zonas de fábricas, no San Lorenzo a religião e no Argentinos Juniors a política. Todos têm uma história que vamos contando”, explicou.

“Contamos quais foram seus maiores ídolos, suas glórias, artilheiros e esses detalhes que às vezes nem os próprios torcedores de cada clube sabem”, acrescentou.

Valor ao futebol

Cortese disse que muitos se surpreendem ao saber que foi no estádio do Argentinos Juniors, o mais novo de Buenos Aires e chamado Diego Armando Maradona, que Lionel Messi disputou seu primeiro jogo com a camisa da Argentina, um amistoso da seleção Sub-20, no qual inclusive marcou seu primeiro gol pela albiceleste.

Lerner disse que é “muito importante” para o clube fazer parte do percurso porque muita gente que não visitaria o estádio acaba se aproximando do clube.

“Saem daqui se dizendo torcedores do Argentinos Juniors”, contou orgulhoso.

Federico Ávalos é argentino, se define como “fanático por futebol”, e contou à Efe que decidiu pegar o ônibus para “conhecer coisas que não sabia da história dos clubes”.

“A verdade é que se aproveita muito. Sou torcedor do San Lorenzo, mas amo o futebol e está muito bom. Além disso, não conhecia o estádio do Huracán, o campo do Boca também não”, revelou.

Graças ao ônibus, que funciona desde o final de 2016, estrangeiros e argentinos podem conhecer La Bombonera (Boca), o Monumental (River), o Nuevo Gasómetro (San Lorenzo), o El Palacio (Huracán) e o Maradona (Argentinos Juniors).

Marcados com: , , ,
Publicado em Destinos     Dicas

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

Tags