CINEMA

Cinco filmes para você querer viajar para a Toscana agora

Antes de subir no avião, que tal conhecer melhor a região a partir de filmes que abusam da bela fotografia para despertar a atenção dos espectadores?

Foto: Reprodução

Um dos destinos mais românticos e belos da Itália, com certeza é a Toscana. Claro que visitar a região do Láscio é necessária para uma primeira visita ao país, mas depois de conhecer a eterna Roma, a melhor dica é subir num trem de alta velocidade para os campos verdes do norte do país. Boa comida, arquitetura única e paisagens de tirar o fôlego fazem parte deste destino cobiçado pelos viajantes.

Antes de subir no avião, que tal conhecer melhor a região a partir de filmes que abusam da bela fotografia para despertar a atenção dos espectadores? Selecionamos cinco deles para você aproveitar com pipoca e uma garrafa do tradicional Chianti.

1. Sob o Sol da Toscana (Audrey Wells, 2003)

Não tem como falar de filmes gravados na Toscana sem começar com Sob o Sol da Toscana. O filme do gênero comédia romântica é estrelado por Diane Lane. Seu roteiro é baseado no livro homônimo de Frances Mayes, em que conta a história de uma escritora recém-divorciada que compra uma casa de campo na Toscana, na esperança de começar uma nova vida. A produção foi indicada ao prêmio Excellence in Production Design da Art Directors Guild, e Diane Lane foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz.

2. A Vida é Bela (Roberto Benigni, 1997)

Um clássico do cinema italiano, o filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando Guido, que é judeu, acaba sendo mandado para um campo de concentração ao lado de seu filho, o pequeno Giosuè. Simples, inteligente, espirituoso e com grande humor, o amoroso pai consegue fazer com que seu filho acredite que ambos estão participando de um jogo, e não perceba o horror do regime fascista.

3. Comer, Rezar e Amar (Ryan Murphy, 2010)

Voltando às comédias românticas que parecem adorar esta locação ensolarada, a Toscana foi cenário do filme baseado no livro homônimo Comer, Rezar e Amar, estrelado por Julia Roberts que faz a recentemente divorciada Gilbert que, num momento decisivo, sai da zona de conforto. Para mudar sua vida, embarca em uma jornada por três países que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. É na Itália que ela encontra o verdadeiro prazer da gastronomia.

4. Cartas para Julieta (Gary Winick, 2010)

Sophie (Amanda Seyfried) se aproxima de um grupo de voluntárias que responde cartas endereçadas a Julieta, na cidade de Verona, procurando conselhos amorosos. Enquanto ajuda as voluntárias, ela encontra uma carta escrita em 1957 de uma senhora chamada Claire. Sophie responde à carta. Claire acompanhada de seu neto Charlie vão à Itália e tentam encontrar Lorenzo, o verdadeiro amor de Claire. A partir daí elas entram numa jornada de carro vasculhando os quatro cantos da Toscana com paisagens imperdíveis.

5. Hannibal (Ridley Scott, 2012)

Para quem achou que a Toscana só serve de cenário para filmes românticos, está enganado. Para fechar com chave de ouro essa seleção, que tal encarar a história do Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) que escapou da prisão e agora trabalha na biblioteca de uma família nobre de Florença, capital da região. Um clima gótico invade as ruas desta belíssima cidade, vale a pena se assustar um pouco.