Ciclismo Turismo

Cinco destinos imperdíveis para pedalar nas férias

Confira os melhores locais para combinar sua viagem com a mais nova tendência turística: o ciclismo

EFE/Felipe Trueba

A nova tendência entre os viajantes brasileiros para as férias é praticar uma atividade que é, ao mesmo tempo, energizante, saudável e sustentável: pedalar.

Sim, embora possa parecer algo difícil ou até incomum para quem quer descansar e relaxar, o ciclismo turístico oferece incríveis recompensas, como maravilhosas paisagens, descoberta de atrações e curiosidades pelo caminho.

Os adeptos defendem que não há melhor modo de explorar um local do que percorrendo-o de bicicleta. Seja pelas ruas de grandes cidades, paisagens naturais ou terrenos montanhosos, a experiência promete ser fascinante e mentalmente relaxante. Além disso, enquadra-se numa proposta ecológica e sustentável de viagem.

Para vivenciar essa novo modo de curtir as férias, listamos os cinco destinos que mais têm a oferecer ao ciclista viajante. Confira:

1) Riva del Garda, Itália

Paisagem do verão italiano. EFE/Alessandro di Meo

Paisagem do verão italiano. EFE/Alessandro di Meo

Durante o verão europeu, a cidade italiana abre suas portas para a época das mountain bikes, atraindo cerca de 40.000 visitantes e 3.000 atletas, que se aglomeram no pequeno povoado para diversas feiras de bicicletas, maratonas e exposições. Com mil metros de trilhas para pessoas com todos os tipos de capacidade física, paisagens de tirar o fôlego e uma beleza natural inigualável, Riva del Garda é o sonho dos amantes das bicicletas. Além disso, proporciona a experiência de viver o charme da Itália e aproveitar sua maravilhosa gastronomia.

2) Moab, EUA

Rio Colorado cortando montanhas, próximo a Moab, EUA, EFE/Jim Lo Saclazo

Rio Colorado cortando montanhas, próximo a Moab, EUA, EFE/Jim Lo Saclazo

Recomendada para os ciclistas mais experientes, Moab sugere que o ciclista explore paisagens naturais. Pegue sua mountain bike e seu capacete e vá para o Parque Nacional dos Arcos, próximo à cidade, para explorar as diversas trilhas de pedras escorregadias. Enquanto pedala e aproveita a natureza, mantenha seus olhos abertos para trilhas e fósseis de dinossauros, além da moderna arte em pedra, que aparecerão durante o percurso.

3) Valência, Espanha

Museu das Artes e Ciências de Valência, Espanha. EFE/M.P.Barriopedro

Museu das Artes e Ciências de Valência, Espanha. EFE/M.P.Barriopedro

Valência é uma cidade pequena, porém ostenta quase 80 km de ciclovias, ótimo para aqueles que amam pedalar. Além disso, possui um clima mediterrâneo agradável o ano todo, tornando a cidade ensolarada perfeita para ser explorada de bicicleta em qualquer estação climática. Enquanto aproveita esta cidade medieval, você pode visitar os museus, teatros e o famoso Mercado Central.

4) Copenhague, Dinamarca

Vista próxima ao porto de Copenhague, Dinamarca. EFE/Bernardo Rodríguez

Vista próxima ao porto de Copenhague, Dinamarca. EFE/Bernardo Rodríguez

A Dinamarca é um dos países que mais usam a bicicleta como meio de transporte diário, seja por jovens ou por executivos de paletó. A capital, Copenhague, possui mais bicicletas do que habitantes, e foi considerada a primeira cidade “ciclável” do mundo, ou seja, referência no uso da bicicleta como veículo. Possui a ciclovia mais movimentada do planeta e até seus governantes utilizam a “magrela” para ir ao Parlamento, por exemplo. Além disso, tem um clima calmo e relaxante, e é referência histórica, arquitetônica e de qualidade de vida.

5) Amsterdã, Holanda

Vista panorâmica do Grande Canal, em Amsterdã. EFE

Vista panorâmica do Grande Canal, em Amsterdã. EFE

A charmosa capital holandesa é conhecida por ter duas bicicletas por morador. Portanto, não importa onde você decida ir em duas rodas, é certo que não estará sozinho. No topo da lista dos destinos mais recomendados para ciclismo, Amsterdã é um lugar onde pedalar é um estilo de vida, graças à rede imbatível de ciclovias, ciclofaixas e terrenos planos. Alugue uma bicicleta na cidade e pedale como um morador ao longo dos canais ou em um dos belos parques da cidade. Agradabilíssima, a cidade conta ainda com uma requintada gastronomia, oferecendo diversas opções de cafeterias e restaurantes a seus visitantes.

Deixe uma resposta

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags