CATALUNHA

Catalunha é destino de cultura, história e gastronomia

A Catalunha é destino espanhol multicultural para viajantes brasileiros, que podem aproveitar a facilidade de locomoção, hospedagem, além dos bons vinhos.

  • Rambla de Barcelona
  • Tarragona

A Catalunha é destino de cultura e gastronomia para viajantes brasileiros. Casa de patrimônios mundiais da Unesco, como obras de Antonio Gaudí e Domenèch i Montanher, a região da Catalunha é o berço cultural da Espanha, garantindo a conservação de sua riqueza e diversidade cultural.

Além de servir de inspiração para as obras de mestres reconhecidos internacionalmente como Miró e Dalí, a região respira história: a presença do sítios arqueológicos de Tarragona é uma viagem no tempo sem escalas para o império romano.
Turistas religiosos ou não vão se impressionar com o mosteiro de Santa Maria de Poblet e as igrejas românicas do Vall de Boi, que completam a lista dos patrimônios da Catalunha ao lado de suas festas tradicionais, festivais de música, dança e teatro.

Com Barcelona como capital regional, a Catalunha é uma das regiões mágicas e cheias de aspectos regionais da Espanha. Tem litoral, vinhedos e cidades cheias de vida cultural e noturna.

Além disso, a região guarda como tesouro as praias da Costa Dourada e da Costa Brava são cartões postais da Catalunha. Nestas costas podem-se encontrar muitos cabos, entre eles destacamos o Cabo de Creus, na província de Gerona e  tantas outras belezas que atraem os olhares estrangeiros para esta região multicultural espanhola.

Se gosta de diversão ou viaja com crianças deve passar pelo parque de atrações mais famoso desta comunidade, o Porto Ventura. Este parque está localizado a uma hora de Barcelona, na cidade metropolitana de  Salou e é o maior da Europa adaptado tanto para pequenos como para maiores.

O patrimônio cultural da Catalunha evoca inúmeros festivais de música, dança, teatro, além de estilo de vida e enogastronomia e para acompanhar  os passeios por essa encantadora parte da Espanha.

Com o objetivo de impulsionar este cenário turístico para o público brasileiro, a Agência Catalã de Turismo (ACT) e Agênciapara a Competitividade da Empresa (ACCIÓ) apresentaram um projeto de divulgação da região no Brasil nos últimos dois meses e, dentro deste projeto, mostraram algumas peculiaridades da Catalunha que são muitas vezes esquecidas pelos visitantes que vão à Barcelona por não conhecerem os potenciais das quatro províncias que foram o território de cerca de 32.000 km²: Barcelona, Girona, Lérida e Tarragona.

O Efetur Viagens selecionou algumas das principais dicas promovidas para você escolher e planejar sua próxima viagem para o território espanhol. Veja:

Voos para a Catalunha

– A partir do dia 1º de outubro, a TAM vai operar voos DIRETOS de São Paulo para Barcelona. É muito comum que os turistas desembarquem em Madri e partam para a capital catalã de trem, mas com essa opção de voo, a locomoção pode sair mais barata e fácil.

– A Singapore Airlines já possui voos diretos saindo de São Paulo para Barcelona nas segundas, quintas e sábados.

Mapa da Catalunha

 

Passeios imperdíveis 

Tem dois lugares para visitar na capital catalã, Barcelona, que você não pode deixar de ver (além de caminhar nas ramblas, é claro!):

1) Passeio Guiado pelo Bairro Gótico, que é o centro histórico da cidade. A caminhada dura duas horas e começa na Plaça de Sant Jaume, partindo do centro de informações turísticas de Barcelona.

#Dica: Se você tem pouco tempo na cidade e quer visitar a Sagrada Família de Gaudí e o estádio do Barcelona, o City Tour de um dia é uma ótima opção por cerca de 15 euros (média de 48 reais). Vale a pena para quem está de passagem!

2) Visita ao Parque de Montjuïc é uma maneira de não esquecer o impacto aruitetônico e artístico de Barcelona (diferente do Parque Güell). Montjuïc é uma colina com pouco mais de 180 metros de altura e que está na região metropolitana da capital. Nos arredores estarão o Parc de Montjuïc e o Museu Nacional da Arte Catalunha-MNAC.

3) Se tiver um tempinho sobrando, alugue um carro para visitar as imediações da capital e andar 100km por estradas históricas que levam à Tarragona, cidade capital da província que tem o mesmo nome, banhada pelo Mar Mediterrâneo e que eterniza um cenário romano com vários castelos e torres. Na pequena cidade, quatro ruas centrais são dedicadas aos amantes dos castelos, que são absorvidos pelo clima histórico-cultural do lugar.

Gastronomia

O melhor restaurante do mundo El Celler de Can Roca está na Catalunha, precisamente na Costa Brava (que já contamos um pouco aqui) e é uma experiência gastronômica única.

Mas para quem está viajando com a grana contada, a região tem muitos bares e restaurantes para aproveitar bons vinhos tempranillos e ‘el cava’ com as tradicionais tapas. Além disso, os pescados são estupendos.

Para se sentir um catalão, comece o dia comendo com ‘pão com tomate’ e almoce algum prato que leve ‘Calçot’, uma variedade de cebola da região que é consumida com um molho especial.

Hospedagem

Existe uma vasta cadeia de hoteis de luxo, hostels, albergues, apartamentos para alugar na Catalunha, facilitando a locomoção e a acomodação do viajante. E se você for sem planejamento, não se preocupe, é fácil achar lugares disponíveis de última hora em Barcelona. Nesse caso, é só concentrar as pernoites na capital catalã e durante o dia visitar outros locais da região.

 Nas próximas semanas, o Efetur trará mais dicas sobre essa região. Fique ligado!

Marcados com: , , , , ,
Publicado em Destinos

Deixe uma resposta

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags