PORTUGAL

Cascais é referência na Europa em esportes de elite

Caiscais apostou por atrair os amantes dos esportes mais elitizados, tanto para quem pratica quanto para quem gosta de assisti-los

Conhecida por sua costa e por ser um dos destinos mais sofisticados da Europa, a cidade de Cascais, em Portugal, encontrou uma nova forma de atrair as classes mais altas: as competições mais seletas de esportes como hipismo, o golfe ou a vela.

Com mais de 1,26 milhão de pernoites em 2015, o turismo é um dos motores da economia deste município, que se beneficia de sua proximidade com uma capital europeia como Lisboa e de sua situação geográfica, no encontro do rio Tejo com o oceano Atlântico.

O clima, a beleza paisagística e o ambiente cosmopolita de Caiscais já encantaram milhões de turistas, mas nos últimos anos a cidade apostou por atrair também os amantes dos esportes mais elitizados, tanto para quem pratica quanto para quem gosta de assisti-los.

Perfeita para pegar onda

Cascais recebe todos os anos atletas de elite de modalidades como surfe, vela, salto equestre e tênis, depois de a prefeitura transformar em “prioridade” a melhoria de seus equipamentos esportivos, explicou o prefeito Carlos Carreiras.

“Cascais já é uma referência europeia em algumas modalidades, principalmente em esportes náuticos e de surfe”, afirmou Carreiras.

Caiscais tem 30 quilômetros de costa e 17 praias banhadas pelo Atlântico, em uma área em que geralmente há ventos constantes, o que facilita as condições para a prática desses esportes.

“Temos uma costa extensa com características muito particulares. Por exemplo, em esportes como o surfe, em qualquer circunstância haverá boas ondas, tanto no litoral ocidental como na oriental”, afirmou Carreiras.

Este ano, as ondas de Cascais foram testemunha de uma etapa do campeonato mundial de surfe feminino e outra do circuito mundial de classificação.

Nas ondas e em mar aberto

À margem de suas praias, a baía de Cascais está considerada um dos melhores campos de treinamento de vela na Europa e todos os anos recebe campeonatos do mundo de diferentes modalidades.

Entre as competições que a cidade anualmente sedia está o Troféu Rei Juan Carlos de Vela, criado em 1995 em homenagem ao rei da Espanha, que passou sua infância na cidade de Estoril, em Cascais, junto com sua família, durante a ditadura franquista.

Muito além da praia

4979-su5ct1g-1
Mas o mar de Cascais não é o único cenário esportivo da cidade. O circuito de Estoril – um autódromo de mais de quatro quilômetros – é um desses equipamentos, construído em 1972 e que já recebeu etapas do Mundial de MotoGP.

Outro dos esportes em que Cascais se estabeleceu como referência é o golfe, graças a seus sete campos. A cidade já foi várias vezes eleita o melhor destino de golfe do ano pela Associação Internacional de Operadores Turísticos de Golfe e este ano recebeu o principal torneio corporativo do mundo.

O hipódromo de Cascais, com capacidade para sete mil espectadores, recebe prestigiadas competições de hipismo, entre elas uma etapa da Longines Global Champions Tour, a principal competição de elite do salto equestre.

E tenistas da tamanho dos espanhóis Rafael Nadal e Carlos Moyá, do suíço Roger Federer, do sérvio Novak Djokovic e do argentino Juan Martín del Potro pisaram no saibro do Aberto de Estoril, torneio da ATP-250 realizado desde 1990.

Marcados com: , ,
Publicado em Natureza e Esporte

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

Tags