BORDADOS

Bordados brasileiros amarram exposição em São Paulo

A mostra idealizada pelo designer Renato Imbriosi e por Renata Mellão, diretora do Museu A Casa, inaugurado em 1997 em São Paulo.

Portas abertas a uma riqueza de detalhes com linhas. Este pode ser o resumo da expografia “A Casa Bordada”, organizada pela primeira vez no Brasil.

São mais de 200 peças bordadas em uma estrutura de madeira até formar uma casa, na qual o visitante pode entrar e se deparar com bordados de todos os 26 estados brasileiros provenientes de 60 grupos ou associações das cinco regiões do país.

Foto: EFE/Isadora Camargo

A mostra idealizada pelo designer Renato Imbriosi e por Renata Mellão, diretora do Museu A Casa, inaugurado em 1997 em São Paulo.

Várias viagens foram realizadas para selecionar os grupos que participariam com suas obras em linhas, depois adquiridas como acervo para instituição.

Essas 200 peças podem ultrapassar a quantia de um milhão de pontos

O fazer artesanal é muito comum no nordeste brasileiro, mas vem sendo esquecido e foi com esse objetivo que a mostra foi organizada. Diversidade de técnicas, minimalismo, temas e cores são elencadas nas produções da Casa Bordada.

Entre as peças estão a representação das árvores brasileiras, da pesca, de flores e pássaros, além de produções que o visitante pode entrar em contato fisicamente como os livros bordados que contam a história do folclores brasileiro.

Foto: EFE/Isadora Camargo

Outros bordados contam tradições e cultura, como é o caso das pêssankas, obras de arte feitas pelas polonesas erradicadas no Paraná. Outra cultura representada é a do Boi Bumbá e dos festejos de São João.

O Rio de Janeiro também é elenco dos bordados, bem como Ceará que tem seus cartões postais representados em bordados.

Foto: EFE/Isadora Camargo

A expografia vai até 13 de agosto, quando acontece uma feira de bordados, para que os visitantes possam comprar réplicas ou peças semelhantes a que compõem a mostra.

A visitação é de terça a domingo, das 10 às 18h30 no museu A Casa, no bairro Pinheiros. A entrada é gratuita.

Colaborou Maria Teresa Fogaça de Oliveira

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags