STREET ART

Arte de rua do Rio para ser seguida além do Instagram

A conta @InstawalkRio oferece um mapa, com mais de 50 obras urbanas exibidas nas ruas do Rio para quem quiser descobrir mais da Cidade Maravilhosa.

Reprodução Instagram

Turistas que visitarem o Rio de Janeiro poderão mergulhar na arte de rua da cidade graças a uma rota guiada através do Instagram.

A conta @InstawalkRio oferece um mapa, com mais de 50 obras urbanas exibidas nas ruas do Rio para quem quiser descobrir mais da Cidade Maravilhosa.

Reprodução Intagram

Reprodução Intagram

Boulevard Olímpico

O percurso proposto inclui obras de diferentes artistas em vários pontos da cidade, que incluem o Boulevard Olímpico, o novo parque que se estende por grande parte da área portuária do Rio de Janeiro.

Ali está o gigantesco mural de três mil metros quadrados, concluído há poucas semanas pelo artista brasileiro Eduardo Kobra, em que se destacam os rostos de representantes de etnias dos cinco continentes.

O novo mural, batizado “Todos somos um”, que ocupa todo o muro de um estacionamento abandonado no porto de Rio, pretende transmitir a mensagem de paz e união que o artista promoveu com suas obras em vários países.

Perto dali, no mesmo Boulevard, foi levantada um balanço de madeira com forma de baleia em que está escrito “Amor, bondade e bem”, desenhada pelo artista Acme, que se considera um “sobrevivente da arte urbana”.

Reprodução Instagram

Reprodução Instagram

A rota inclui a emblemática escadaria Selarón, criadas pelo chileno Jorge Selarón nos anos 90 no boêmio bairro de Santa Teresa.

Identificado com o número 29 estão os arcos de Lapa, construídos em 1700 pelo engenheiro português José Fernandes Pinto para garantir a distribuição de água pelo centro do Rio de Janeiro.

Além das obras clássicas, os turistas e locais poderão visitar outras recentes, como as realizadas no Largo de São Francisco da Prainha.

Ali, sobre as paredes brancas de dois edifícios, estão os grafites de grandes proporções de Brusk e Panonio.

Tour também virtual

Reprodução: Google

Reprodução: Google

A proximidade dos Jogos Olímpicos também foi aproveitada pelo Google para divulgar a história e a cultura da Cidade Maravilhosa através de um tour virtual.

Pelo Google Maps, os usuários poderão visitar virtualmente alguns dos lugares mais emblemáticos de Rio, como o Cristo Redentor e o Teatro Municipal.

Turismo TV <p>Bolso con estampados típicos españoles. Foto: Grupo LK</p>
Ver vídeo

Quais lembrancinhas os turistas levam da Espanha? (em espanhol) duração: 2.05

Ver mais vídeos

As mais no Efetur

Tags